10/02/2022

Marcapasso biônico reproduz oscilações naturais dos batimentos cardíacos

Redação do Diário da Saúde
Marcapasso biônico reproduz oscilações naturais do coração
Não é um aparelho muito diferente dos marcapassos atuais, mas ele economiza 20% da energia do paciente.
[Imagem: J. Shanks et al. - 10.1007/s00395-022-00911-0]

Variabilidade natural do coração

Um marcapasso revolucionário, capaz de restabelecer o batimento naturalmente irregular do coração, está prestes a ser testado em pacientes cardíacos da Nova Zelândia, após testes bem-sucedidos em animais.

"Atualmente, todos os marcapassos estimulam o coração metronomicamente, o que significa um ritmo muito constante e uniforme. Mas quando você registra a frequência cardíaca em um indivíduo saudável, você vê que ela está constantemente em movimento," explica o professor Julian Paton, da Universidade de Auckland.

De fato, nossa frequência cardíaca está acoplada à nossa respiração, subindo na inspiração e diminuindo na expiração. Doze anos atrás, o professor Paton fez parte de um grupo de cientistas que decidiu investigar a função dessa variabilidade: Eles demonstraram, por meio de um modelo matemático, que essa variabilidade dos batimentos cardíacos economiza energia do corpo.

Isso os fez questionar o fato de que os marcapassos impunham um batimento cardíaco metronômico justamente nos pacientes com insuficiência cardíaca, que não dispõem de tanta energia. A equipe então se perguntou: "Por que não estamos dotando-os dessa variabilidade?"

Marcapasso quase biônico

A equipe não ficou apenas no questionamento: Eles acabam de completar o longo processo de desenvolvimento e teste de um marcapasso capaz de imitar o ritmo variável do coração.

Não é um aparelho muito diferente dos marcapassos atuais, mas é dotado de um sistema que monitora a respiração e reproduz as oscilações naturais do coração.

"O marcapasso é quase como um dispositivo biônico," compara Paton. "Ele entende os sinais do corpo que informam ao dispositivo quando inspiramos e expiramos."

"A outra grande notícia é que temos uma melhoria de 20% no débito cardíaco, que é efetivamente a capacidade do coração de bombear sangue pelo corpo. E 20% é um número significativo," acrescentou o Dr. Rohit Ramchandra, membro da equipe.

Os próximos passos já estão em andamento, com planos de recrutar pacientes para um estudo planejado para o final deste ano na Nova Zelândia.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Reverse re-modelling chronic heart failure by reinstating heart rate variability
Autores: J. Shanks, Y. Abukar, N. A. Lever, M. Pachen, I. J. LeGrice, D. J. Crossman, A. Nogaret, J. F. R. Paton, R. Ramchandra
Publicação: Basic Research in Cardiology
Vol.: 117 (1)
DOI: 10.1007/s00395-022-00911-0
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Coração

Sistema Respiratório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.