25/08/2008

Nova técnica de mapeamento do DNA abre caminho para medicina personalizada

Redação do Diário da Saúde

Medicina personalizada

Pesquisadores japoneses desenvolveram um processo capaz de identificar variações nas seqüências de moléculas de DNA por meio de correntes elétricas, sem a necessidade de conectar o DNA a eletrodos.

A nova técnica tornará possível prever a resposta de cada pessoa a drogas e medicamentos, além de permitir verificar seu risco de desenvolvimento de doenças. No futuro, espera-se que seja possível que cada paciente receba tratamento e medicamentos adaptados às suas necessidades e características pessoais.

Mapeamento genético

Esse processo de mapeamento genético é conhecido tecnicamente como SNP (Single Nucleotide Polymorphisms) e hoje utiliza reações de hibridização DNA-DNA para identificar as diferenças nas seqüências de DNA. Os resultados não são muito precisos, além dos elevados custos dos eletrodos aos quais os DNA artificiais de comparação devem ser conectados.

A nova técnica detecta eletricamente os compostos de fosfato liberados durante a replicação do DNA através das correntes elétricas geradas pelas reações enzimáticas.

Nova técnica de mapeamento do DNA abre caminho para medicina personalizada

Replicação do DNA

Durante a replicação do DNA, uma única molécula de um composto fosfático chamado ácido pirofórico é liberado como subproduto da reação cada vez que uma base é replicada.

A equipe do professor Naoki Sugimoto, da Universidade de Konan, em conjunto com pesquisadores da Panasonic, desenvolveu um novo sistema de reação enzimática que converte a quantidade de ácido pirofórico em uma corrente elétrica.

Utilizando três tipos de enzimas, a quantidade de ácido pirofórico é convertido em uma quantidade equivalente de ferrocianeto de potássio, um mediador eletrônico, tornando possível a medição da corrente de oxidação.

A nova técnica também exigiu o desenvolvimento de uma seqüência de bases no DNA artificial para a reação de replicação que depende fortemente das diferenças nas seqüências do DNA.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Genética

Laboratórios

Equipamentos Médicos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.