19/03/2009

Nova técnica poderá ajudar células-tronco na geração de órgãos sólidos

Redação do Diário da Saúde
Nova técnica poderá ajudar células-tronco na geração de órgãos sólidos

[Imagem: Paul Berg/Stanford]

Suporte biológico

Células-tronco podem se infiltrar em segmentos de tecidos bem vascularizados temporariamente removidos de animais de laboratório. Uma vez acomodadas nas suas reentrâncias, o tecido passa a funcionar com um suporte biológico que pode ser reconectado ao sistema circulatório do animal.

Esta nova técnica resolve um problema fundamental na engenharia de tecidos: a incapacidade de gerar órgãos sólidos a partir de células-tronco na falta de um suprimento adequado de sangue para o interior da estrutura em desenvolvimento.

Criação de órgãos com células-tronco

"Os esforços para usar a engenharia de tecidos para criar órgãos inteiros têm falhado sistematicamente," diz o Dr. Geoffrey Gurtner, "primariamente devido à falta de vasos sanguíneos disponíveis. Agora nós essencialmente sequestramos uma estrutura existente para resolver esse problema."

A chave para ter sucesso na formação de estruturas tridimensionais a partir de células-tronco está em manter o tecido em crescimento com um suprimento adequado de oxigênio e nutrientes enquanto ele está fora do corpo.

Promessas distantes

Em um futuro próximo, os pesquisadores acreditam que as células-tronco inseridas nos tecidos poderão ser induzidas a se tornar uma fábrica viva de células especializadas saudáveis, liberando proteínas no organismo de pessoas com problemas como hemofilia ou diabetes.

No longo prazo, poderá ser eventualmente possível fazer com que as células-tronco gerem órgãos completos transplantáveis, como fígados e pâncreas. Mas os pesquisadores concordam que há muito por ser feito antes que sua técnica possa ser utilizada para gerar órgãos inteiros.

"Eventualmente a ciência irá descobrir uma forma de fabricar um órgão inteiro em toda a sua complexidade. Mas, no curto prazo, nós precisaremos encontrar outras opções para pacientes que estão morrendo à espera de um transplante," diz o Dr. Gurtner.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Células-tronco

Transplantes

Sistema Circulatório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.