20/04/2021

Por que você deve olhar para a comida antes de sentir seu cheiro

Redação do Diário da Saúde
Por que você deve olhar para a comida antes de sentir seu cheiro
Os resultados da pesquisa são muito úteis para supermercados e restaurantes.
[Imagem: USF/Divulgação]

Olhe primeiro, cheire depois

Se os cheiros influenciam até o conteúdo dos sonhos, os resultados deste novo estudo não devem lhe surpreender tanto.

Acontece que a ordem na qual os seus sentidos interagem com a comida tem um impacto tremendo sobre o quanto você gosta dela.

Mais especificamente, você terá muito maior probabilidade de gostar de uma comida se você olhar para ela antes de detectar seu cheiro.

Processamento do cheiro e do sabor

Para chegar a essa conclusão intrigante, pesquisadores fizeram com que cerca de 200 voluntários interagissem com a comida de modos diferentes. Cada item vinha embrulhado em uma embalagem opaca e transparente. A equipe de pesquisa entregou cada item em ordens diferentes: visual antes do cheiro, cheiro antes do visual, apenas visual e apenas cheiro.

Apesar de ser o mesmo produto, os participantes avaliaram os lanches como mais saborosos quando eles podiam ver o item antes de cheirá-lo, em comparação com seus colegas que cheiraram o item antes de vê-lo.

Os pesquisadores obtiveram os mesmos resultados quando testaram a percepção do sabor - ele usaram biscoitos e lanches.

"Isso acontece porque poder ver um alimento antes de cheirá-lo ajuda a processar a informação do cheiro com mais facilidade, o que por sua vez melhora a percepção do sabor do alimento," defende o professor Dipayan Biswas, da Universidade Sul da Flórida (EUA). "Basicamente, os aromas desempenham um papel muito crítico em influenciar as percepções do sabor; no entanto, curiosamente, as pessoas podem processar um aroma melhor em seus cérebros quando o aroma é precedido por uma dica visual correspondente, como a cor."

Os mesmos resultados foram obtidos quando os experimentos foram feitos com bebidas.

Dicas para supermercados e restaurantes

Segundo os pesquisadores, essas descobertas são altamente benéficas para supermercados, que poderão instalar caixas de vidro para ajudar a facilitar a capacidade do cliente de ver um alimento à distância antes de cheirá-lo.

O professor Biswas também sugere que mostruários com fotos ou amostras fiquem visíveis logo na entrada dos restaurantes, por exemplo, ajudando a fortalecer a percepção do sabor dos alimentos, o que pode aumentar as vendas e a impressão geral do negócio.

A ideia também se aplica a alimentos industrializados, como batatas fritas: Biswas sugere que elas podem atrair mais interesse se forem vendidas em embalagens transparentes.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Effects of Sequential Sensory Cues on Food Taste Perception: Cross?Modal Interplay Between Visual and Olfactory Stimuli
Autores: Dipayan Biswas, Lauren I. Labrecque, Donald R. Lehmann
Publicação: Journal of Consumer Psychology
DOI: 10.1002/jcpy.1231
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