03/03/2009

Saúde abre 90 mil vagas para formar de graça técnicos em saúde

Com informações do Portal Saúde

Formação de profissionais de saúde

A Secretaria de Estado da Saúde vai oferecer a partir de abril 90 mil vagas para a formação de profissionais de nível técnico na área da saúde. O novo programa, desenvolvido em parceria com a Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), tem como objetivo ampliar a formação escolar dos profissionais e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Já estão abertas as inscrições para o Curso Técnico de Nível Médio em Enfermagem, primeira etapa do programa. Totalmente gratuito, o curso oferece 2,7 mil vagas destinadas aos auxiliares de enfermagem que trabalham nas redes públicas de saúde estadual e municipais, além de instituições privadas que tenham convênio com o SUS. Serão 90 turmas distribuídas pelo Estado, com carga horária total de 900 horas, das quais 600 serão teóricas e 300 em estágio supervisionado.

Inscrições

Os interessados poderão se inscrever até o dia 11 de março. Para participar é necessário ter o ensino médio completo. A ficha de cadastramento, os requisitos do programa e as informações complementares sobre o curso estarão disponíveis no site www.fundap.sp.gov.br. As dúvidas poderão ser esclarecidas pelos telefones (11) 3066-5500 ou 3066-5660.

O início das aulas será em abril. Elas serão ministradas de forma descentralizada pelas escolas técnicas da rede ETSUS-SP, da Secretaria, em todo o Estado. Os alunos serão automaticamente contemplados com a bolsa caso cumpram os requisitos do programa. Caso o número de inscritos ultrapasse o total de vagas, novas turmas serão abertas no segundo semestre.

Aprimoramento da rede pública de saúde

"Esta é uma iniciativa muito importante para aperfeiçoar o atendimento na rede pública de saúde. Queremos qualificar esses profissionais, atualizando e aprofundando seus conhecimentos, em benefício dos usuários do SUS", afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Também está prevista para os próximos três anos a abertura de turmas para formação integral de técnicos de nível médio em enfermagem, além de cursos de especialização em nível técnico da área de enfermagem, formação profissional de nível médio técnico em outras áreas da saúde e cursos de pós-graduação à distância para profissionais de saúde.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Educação

Eventos

Atendimento Médico-Hospitalar

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.