27/03/2009

Saúde treina soldados da missão de paz no Haiti em atendimento pré-hospitalar

Redação do Diário da Saúde
Saúde treina soldados da missão de paz no Haiti em atendimento pré-hospitalar
Treinamento para os soldados que farão parte da missão de paz no Haiti envolve primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar. A próxima etapa terá um exercício simulado.
[Imagem: Valéria Dias]

Saúde para soldados

Os soldados da 11ª Brigada de Infantaria Leve do Exército Brasileiro, sediado em Campinas (SP), está recebendo treinamento de atendimento pré-hospitalar tático, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde.

O objetivo é prover conhecimento de atendimentos de emergência e primeiros socorros para os soldados que integrarão a missão de paz da ONU no Haiti.

Estágio de capacitação

O treinamento, denominado estágio de capacitação, consiste aulas teóricas e exercícios práticos de atendimento pré-hospitalar em condições variadas, geralmente adversas, como as encontradas pelos soldados brasileiros que compõem a missão de paz.

"O treinamento com esses soldados é de extrema importância , pois o Haiti precisa de apoio e assistência nas vias públicas para os feridos de guerrilha, mulheres em trabalho de parto, ou seja, em situações constantes do atual momento enfrentado", explicou Marilene Wagner, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas.

Está prevista a realização de uma segunda etapa do treinamento com o mesmo grupo, envolvendo um exercício simulado.

Missão de paz

A Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti ou MINUSTAH (sigla em francês) é uma missão de paz criada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em 30 de abril de 2004, para restaurar a ordem no Haiti, após um período de insurgência e a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide.

Liderada pelo Brasil desde o início, a missão militar tem por objetivo levar segurança ao país centro-americano durante o governo transitório, mantendo a ordem e dando apoio aos funcionários da ONU na reconstrução das organizações do Haiti, por meio da pacificação e desarmamento de grupos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Atendimento Médico-Hospitalar

Educação

Saúde Pública

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.