20/10/2016

Tênis minimalistas superam tênis profissionais em ganho muscular

Redação do Diário da Saúde
Tênis minimalistas superam tênis profissionais em ganho muscular
Se você quer ficar na moda, tudo bem. Mas se seu interesse é o rendimento no esporte, é melhor optar pelos tênis mais simples, garantem os dois pesquisadores.
[Imagem: PolyU]

Tênis simples

Se você é profissional ou apenas gosta de praticar esportes, e por isto está sempre ligado nos últimos lançamentos de tênis e outros calçados, talvez seja melhor repensar suas expectativas quanto ao que a tecnologia pode lhe trazer em termos de conforto e rendimento.

Uma comparação exaustiva entre os tênis mais modernos e "calçados minimalistas" mostraram que os tênis mais simples apresentam maiores ganhos em termos musculares tanto para os pés como para as pernas.

Pesquisadores da Universidade Politécnica de Hong Kong e da Escola de Medicina de Harvard (EUA) recrutaram 38 corredores, com idade média de 35 anos, de clubes de corrida locais. Os participantes - 21 homens e 17 mulheres - corriam há seis anos em média, usando todos os aparatos que a tecnologia disponibiliza, incluindo tênis modernos, almofadas de amortecimento adicionais e apoios para a arcada plantar.

Depois de feitas todas as medições, os voluntários foram divididos em dois grupos, um deles com os tênis e demais aparatos que já usavam, e outro passando a usar um tênis simples, com solado plano - mesma altura da ponta dos dedos ao calcanhar - de 3 milímetros de espessura.

Ganho muscular

O grupo experimental, usando os tênis simples, apresentou ganhos musculares significativamente maiores nos pés e nas pernas - na verdade, eles apresentaram ganhos, enquanto o outro grupo não.

O volume médio dos músculos extrínsecos do pé - ligados da perna ao pé - aumentou de cerca de 25,100 milímetros cúbicos por quilograma (mm3/kg) para cerca de 27,000 mm3/kg, enquanto os músculos intrínsecos do pé - ligados do calcanhar aos dedos - aumentaram de cerca de 4,600 mm3/kg para perto de 5.000 mm3/kg, um aumento de 8,8%.

Agrupando os músculos pelas regiões anterior e posterior do pé, o ganho muscular deu-se principalmente na parte anterior - o volume médio da parte anterior aumentou em 11,9% e da parte posterior em 6,6%.

Mesmo submetidos ao mesmo regime de treinamento durante os seis meses, o volume muscular das pernas e dos pés no grupo de controle permaneceu inalterado.


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