22/03/2021

Ter alto nível de vitamina D protege pessoas negras contra covid-19

Redação do Diário da Saúde
Ter alto nível de vitamina D protege pessoas negras contra covid-19
Mas é bom tomar cuidado com suplementos de vitamina D em altas doses.
[Imagem: FRL/UCR]

Proteção para pessoas negras

Uma nova pesquisa feita na Universidade de Medicina de Chicago (EUA) concluiu que, quando se trata de covid-19, ter níveis de vitamina D acima dos tradicionalmente considerados suficientes para uma boa saúde pode reduzir o risco de infecção por pessoas negras.

O estudo, publicado na revista médica JAMA Open Network, examinou retrospectivamente a relação entre os níveis de vitamina D no corpo e a probabilidade de testar positivo para covid-19.

Embora níveis de 30 ng/ml ou mais sejam geralmente considerados "suficientes", os autores descobriram que os indivíduos negros que tinham níveis de 30 a 40 ng/ml tinham um risco 2,64 vezes maior de testar positivo para covid-19 do que pessoas com níveis de 40 ng/ml ou superior.

Não foram encontradas associações estatisticamente significativas dos níveis de vitamina D com o risco de covid-19 em pessoas brancas.

O estudo analisou dados de mais de 3.000 pacientes atendidos no hospital da universidade que tiveram seus níveis de vitamina D testados 14 dias antes de um teste covid-19.

Vitamina D e covid

A equipe agora está recrutando participantes para dois ensaios clínicos diferentes para testar a eficácia dos suplementos de vitamina D na prevenção de covid-19.

Esta pesquisa é uma expansão de um estudo anterior da mesma equipe, que mostrou que uma deficiência de vitamina D (menos de 20 ng/ml) pode aumentar o risco de testar positivo para covid-19.

No estudo atual, esses resultados foram confirmados, mostrando que os indivíduos com deficiência de vitamina D tinham 7,2% de chance de testar positivo para o vírus. Um estudo separado descobriu recentemente que mais de 80% dos pacientes diagnosticados com covid-19 eram deficientes em vitamina D.

"Estes novos resultados nos dizem que ter níveis de vitamina D acima dos normalmente considerados suficientes está associado a uma diminuição do risco de teste positivo para covid-19, pelo menos em indivíduos negros," disse o Dr. David Meltzer, idealizador da pesquisa. "Isso apoia os argumentos para a concepção de ensaios clínicos que possam testar se a vitamina D pode ou não ser uma intervenção viável para reduzir o risco da doença, especialmente em pessoas de cor."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Association of Vitamin D Levels, Race/Ethnicity, and Clinical Characteristics With COVID-19 Test Results
Autores: David O. Meltzer, Thomas J. Best, Hui Zhang, Tamara Vokes, Vineet M. Arora, Julian Solway
Publicação: JAMA Network Open
Vol.: 4(3):e214117
DOI: 10.1001/jamanetworkopen/2021.4117
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vitaminas

Prevenção

Sistema Imunológico

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.