31/01/2008

Aparelho de ginástica que permite correr deitado é apresentado pela NASA

Site Inovação Tecnológica

Para treinar os astronautas, e sobretudo para mantê-los em forma durante longos períodos no espaço, a NASA desenvolveu um novo equipamento que permite que uma pessoa corra enquanto fica suspensa horizontalmente por uma série de fitas.

Locomoção em gravidade zero

Com o pomposo nome de "Standalone Zero Gravity Locomotion Simulator" (simulador individual de locomoção em gravidade zero), o equipamento de ginástica espacial imita as condições que os astronautas encontram quando estão no espaço.

"O foco do nosso trabalho é entender como manter a saúde e o desempenho dos astronautas nos mais altos níveis possíveis, tanto em nossos atuais vôos para a Estação Espacial Internacional quanto para as futuras explorações além da órbita da Terra," diz a Dra. Linda Loerch, coordenadora do projeto que está desenvolvendo o simulador.

Correr deitado

Os exercícios físicos são essenciais para minorar os efeitos danosos para a saúde humana causados por longos períodos em ambiente de microgravidade. O simulador que permite "correr deitado" vai ajudar os fisioterapeutas a desenvolverem exercícios mais eficazes para as astronautas.

Viver longos períodos na ausência de gravidade leva à perda do condicionamento aeróbico, à atrofia muscular e até à perda de massa óssea. Ainda que isso possa ocorrer em pequena intensidade, esses efeitos podem atrapalhar a capacidade dos astronautas em cumprir suas tarefas com eficiência e nos prazos definidos.

Aparelho de ginástica para astronautas

O novo aparelho de ginástica para astronautas simula a gravidade zero suspendendo a pessoa horizontalmente de forma a anular o efeito da gravidade sobre o dorso, a cabeça, as pernas e os braços.

As forças exercidas por cada uma das correias de suspensão são controladas com altíssima precisão e em tempo real, duplicando os esforços que os astronautas terão que fazer para andar ou correr, não apenas na Terra, mas também em órbita e na Lua. É possível também simular as condições encontradas durante as caminhadas espaciais.

Fonte: NASA desenvolve aparelho de ginástica que permite correr deitado

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.