17/05/2013

Celulose e seda ajudam a recuperar cartilagem de joelhos e quadris

Redação do Diário da Saúde

A osteoartrite é uma condição que pode levar a danos extensos nas cartilagens do joelho e quadril.

Agora, pesquisadores identificaram uma mistura de fibras naturais, feita com celulose e seda, que poderá dar origem a uma terapia celular acessível e eficaz.

O objetivo é usar células do próprio paciente para o reparo da cartilagem.

O novo material, produzido por pesquisadores da Universidade de Bristol (Reino Unido), foi anunciado no último exemplar da revista Biomacromolecules.

O grupo está estudando a viabilidade da utilização das fibras naturais como andaimes de células-tronco - um suporte sobre o qual as células-tronco podem se agarrar à medida que crescem. Sem esse suporte, as células não se desenvolvem no formato 3D necessário para suprir o tecido inteiro.

Tanto a celulose quanto a seda são comumente utilizados em produtos têxteis e roupas, mas os pesquisadores demonstraram que esses dois polímeros naturais podem ser usados também dentro do corpo.

A mistura de seda e celulose permitiu que as células-tronco do tecido conjuntivo adulto se convertessem em condrócitos - células que formam o tecido da cartilagem - e secretassem uma matriz extracelular semelhante à cartilagem natural.

Celulose e seda ajudam a recuperar cartilagem de joelhos e quadris
Uma mistura de fibras naturais, feita com celulose e seda, que poderá dar origem a uma terapia celular acessível e eficaz.
[Imagem: Singh et al./Biomacromolecules]

"Ficamos surpresos com essa constatação, a mistura parece fornecer sinais mecânicos e químicos que induzem a diferenciação das células-tronco em uma forma de preliminar de condrócitos, sem necessidade de indução bioquímica usando os caros fatores de diferenciação," disse o Dr. Wael Kafienah, principal autor do trabalho.

A equipe está agora trabalhando na fabricação de estruturas 3D a partir da mistura de celulose e seda nos formatos adequados para implantação nas articulações de pacientes.

O próximo passo consistirá no estudo sobre as interações entre os dois polímeros naturais e as células-tronco para aperfeiçoar a qualidade da cartilagem regenerada.

Uma outra equipe já vinha utilizando a seda para regeneração o coração após um infarto.

Embora a acupuntura seja uma alternativa à cirurgia de artrose no joelho, já existe pelo menos um teste clínico andamento usando um curativo com células-tronco para tratar a condição.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.