06/11/2012

Coração gera energia para alimentar marca-passos

Redação do Diário da Saúde
Coração gera energia para alimentar marca-passos
O gerador, criado pela equipe do Dr. Amin Karami, funciona com base na piezoeletricidade, o mesmo fenômeno que faz funcionar os acendedores de fogões a gás.[Imagem: AHA]

Marca-passos sem baterias

Um novo sistema de geração de energia para marca-passos, que substitui as baterias, foi apresentado durante o Congresso da Associação Americana do Coração.

O gerador é movido pelas próprias batidas do coração, gerando eletricidade que alimenta os marca-passos e desfibriladores.

Com a eliminação das baterias, elimina-se a necessidade das cirurgias de manutenção, quando é feita a substituição das baterias velhas.

Atraindo a atenção

O nanogerador foi apresentado inicialmente pela equipe do Dr. Amin Karami, da Universidade de Michigan (EUA) em Março deste ano, quando então ele foi noticiado em primeira mão pelo Diário da Saúde:

Agora o aparelho foi apresentado à comunidade científica durante um evento que pode atrair a atenção de outros cardiologistas e cirurgiões, que poderão começar a testar o aparelho.

Piezoeletricidade

O gerador funciona com base na piezoeletricidade, o mesmo fenômeno que faz funcionar os acendedores de fogões a gás - determinados cristais, ditos piezoelétricos, produzem eletricidade quando são atingidos por uma força mecânica.

As vibrações produzidas pelo coração, pelo respirar e até pelo falar, que se espalham por todo o tronco, farão vibrar minúsculas lâminas desse material piezoelétrico, produzindo a eletricidade para alimentar os implantes cardíacos.

O pesquisador garante que o dispositivo, que ainda não foi testado em seres humanos, não é afetado pelasemissões eletromagnéticas de telefones celulares e nem de micro-ondas.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.