22/04/2022

Guia gratuito traz toda a ciência sobre a dieta vegetariana

Redação do Diário da Saúde
Guia gratuito corrige equívocos e educa a comunidade sobre a dieta vegetariana
O guia é gratuito e pode ser baixado pela internet (veja abaixo). [Imagem: Divulgação]

Guia de Nutrição Vegana para Adultos

Ainda há muita desinformação e equívocos ligados à dieta vegetariana, que ainda não é totalmente aceita como uma escolha saudável por muitos cientistas, médicos e demais profissionais da comunidade de saúde.

Para tentar sanar esses equívocos, desmistificar o prato vegetariano e conscientizar a comunidade médica sobre a dieta vegetariana, a União Vegetariana Internacional, uma instituição com mais de 100 anos, com representantes em todo o mundo, acaba de lançar o Guia de Nutrição Vegana para Adultos.

O documento abrangente, com 500 páginas, foi totalmente baseado em informações sólidas, extraídas de mais de 700 estudos científicos revisados por pares.

"Nossa intenção com este guia é educar a comunidade de saúde sobre os benefícios de uma dieta vegetariana, informando como cada nutriente essencial funciona e corrigindo equívocos, para que médicos e nutricionistas estejam melhor preparados para apoiar as escolhas alimentares de seus pacientes," disse o Dr. Eric Slywitch, coordenador do Guia.

Suplementos para vegetarianos

O Guia de Nutrição Vegana para Adultos cita estudos científicos que demonstraram como a dieta vegetariana pode ser usada como tratamento para condições específicas, ou como forma de prevenir doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, câncer e obesidade.

Sobre a tão falada suplementação, o Guia corrige o equívoco de longa data de que os vegetarianos precisam adicionar suplementos à sua dieta, enquanto aqueles que seguem uma dieta onívora não precisariam.

A verdade é que os estudos de comparação de dietas não levam em consideração que os animais de criação recebem cargas de suplementos que acabam no prato dos consumidores de carnes e produtos de origem animal.

Na verdade, a única suplementação que as pessoas com uma dieta vegetariana bem equilibrada precisam tomar é a vitamina B12, e, quando se trata de deficiência de vitamina B12, os vegetarianos não estão sozinhos: Estudos mostraram que 40% da população mundial tem níveis insuficientes de B12.

O Guia tem mais de 40 páginas dedicadas a esta vitamina, explicando seu metabolismo, como é absorvida, os níveis recomendados de B12, como tratar a deficiência e como manter níveis adequados desta vitamina.

O Guia de Nutrição Vegana para Adultos é gratuito e está disponível para ser baixado, mas está disponível apenas em inglês.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.