27/02/2009

Melhoria da rede pública de saúde ajudaria evitar câncer de próstata

Lisiane Wandscheer - Agência Brasil

Estrutura para prevenção

O tipo de câncer mais freqüente entre os homens, em todas as regiões do país, é o de próstata. Isso é o que mostra a estimativa de 2008, válida para 2009, do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Para o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, a grande incidência da doença poderia ser evitada se houvesse uma rede pública estruturada e voltada à prevenção.

"O Ministério da Saúde não está cumprindo a sua obrigação. A saúde pública está sucateada. Faltam profissionais, equipamentos e estrutura nos hospitais. As pessoas estão cada vez mais doentes. O grande beneficiado com o Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema privado, que hoje faz grande parte dos procedimentos especializados e esse não é um problema exclusivo do pacientes que tem câncer de próstata", destaca Júnior.

Câncer masculino

O número de casos novos de câncer de próstata estimados pelo Instituto Nacional do Câncer para o Brasil em 2008 é de 49.530. Em 2006, mais de 11 mil homens morreram vítimas de câncer da doença no país.

De acordo com o Inca, o câncer de próstata é considerado uma doença de terceira idade, uma vez que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Grande parte da população nessa faixa etária depende exclusivamente do SUS.

Desinteresse da classe médica

Segundo Junior com o desmonte da rede pública, a rede privada foi financiada pelo SUS para assumir os procedimentos especializados, em vez de estruturar o grande número de hospitais no país. Outro problema frequente é o desinteresse da classe médica em realizar os procedimentos cirúrgicos pelo SUS, em função da baixa remuneração.

"Hoje 60% dos procedimentos são realizados no setor privado e existe uma grande fila de espera para a realização de cirurgias. Não há recursos públicos suficientes para atender toda a demanda, que no setor privado fica muito caro", afirma o presidente da CNS.

A assessoria de comunicação do Ministério da Saúde informou que, de acordo com o secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame, boa parte da demanda reprimida ou na fila de espera por cirurgias pode ser resolvida por meio dos projetos de cirurgias eletivas.

Disse também que a curto prazo serão realizadas 3,5 mil cirurgias e que a Sociedade Brasileira de Urologia poderia ajudar os gestores a identificar a demanda e construir os projetos.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.