02/08/2021

Postagens controversas se espalham mais rapidamente e mais longe

Redação do Diário da Saúde
Postagens controversas se espalham mais rapidamente e mais longe
Tem havido uma grande preocupação quanto ao modo como as mídias sociais fazem o ódio e a desumanização parecerem normais.[Imagem: Gerd Altmann/Pixabay]

Controvérsia = Gostei + Não Gostei

O desacordo parece espalhar as mensagens nas mídias sociais mais rapidamente e fazê-las alcançar mais leitores do que o acordo.

Essa conclusão vem de um exame de postagens rotuladas como "controversas" no site de agregação de notícias sociais Reddit. Foram analisadas mais de 47.000 postagens sobre segurança cibernética - o Reddit é um dos sites mais visitados nos EUA.

Uma postagem é rotulada como controversa por um algoritmo do Reddit dependendo das variações no número de "Gostei" e "Não Gostei", o que é bem diferente da definição tradicional, que tende a classificar uma postagem de controversa se ela contiver mensagens provocativas ou um tabu, por exemplo.

Os pesquisadores descobriram que as postagens marcadas como controversas foram vistas por quase o dobro do número de pessoas e viajaram quase duas vezes mais rápido quando comparadas às postagens não rotuladas como controversas.

A pesquisa é importante porque mostra que a discordância pode ser uma forma poderosa de fazer as pessoas prestarem atenção às mensagens, disse o professor Ivan Garibay, da Universidade Central da Flórida.

No entanto, ele aconselha cautela àqueles que induzem desacordo em suas postagens nas redes sociais.

"Pode haver um incentivo em termos de influência e tamanho do público para um usuário de mídia social incluir consistentemente tópicos polêmicos e provocativos em suas postagens," comentou o pesquisador. "Isso beneficia a pessoa que publica as mensagens. No entanto, comentários polêmicos podem causar divisão, o que pode contribuir para polarizar o público e a sociedade."

Controvérsia e disseminação

Das mais de 47.000 postagens, aproximadamente 23.000 foram rotuladas como controversas pelo algoritmo.

Essas postagens controversas receberam mais de 60.000 comentários no total, enquanto que as postagens não controversas receberam menos de 25.000 comentários no total.

Uma análise de rede, examinando o alcance e a velocidade das postagens, mostrou que quase o dobro do número de pessoas viu o conteúdo controverso em comparação com o conteúdo não controverso, e que o conteúdo controverso viajou quase duas vezes mais rápido.

"O próximo passo neste trabalho será analisar a linguagem usada para induzir tal controvérsia e por que ela chama a atenção dos usuários de mídia social," disse o pesquisador Jasser Jasser, membro da equipe.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.