10/12/2021

Reforço do sistema imune é nova estratégia contra câncer de mama

Com informações da Agência Fapesp
Reforço do sistema imune é nova estratégia contra tipo agressivo de câncer de mama
Visualização molecular do receptor de vitamina D e conformação de ligação prevista e orientação do peptídeo CSSTRESAC.[Imagem: Fernanda Staquicini]

Reforçando o sistema imune

Um grupo de pesquisadores liderados pelo casal de brasileiros Renata Pasqualini e Wadih Arap identificou um pequeno conjunto de aminoácidos capaz de se ligar a um receptor alternativo para a vitamina D.

Esse receptor, por sua vez, é encontrado na membrana dos macrófagos, importantes células de defesa do organismo, que se infiltram nos tumores de mama triplo-negativo e causam imunossupressão.

O conjunto de aminoácidos é chamado sequência CSSTRESAC e o receptor é o PDIA3.

A administração sistêmica do CSSTRESAC aumentou significativamente a produção de citocinas antitumorais e a reposta celular. Em conjunto, esses dois fatores ativaram a resposta imunológica e reduziram o crescimento dos tumores em experimentos com cobaias.

"Nossa estratégia é diferente e certamente complementa as abordagens mais convencionais. Em vez de tratarmos diretamente as células tumorais, usamos CSSTRESAC para modular e induzir uma resposta imune mais eficiente. Essa estratégia, se combinada à cirurgia, quimioterapia e radioterapia, pode oferecer uma alternativa mais robusta para o tratamento de tumores de mama triplo-negativo, que normalmente são muito agressivos e de difícil controle clínico local e sistêmico," contou Renata.

A pesquisadora lembra que as conclusões ainda são baseadas em modelos experimentais em camundongos, mas afirma que os dados são animadores.

"Ainda há um caminho a percorrer até chegar aos ensaios clínicos de fase 1 em pacientes humanos. No entanto, os resultados publicados são promissores, justificando o avanço dessa linha de pesquisa visando ao desenvolvimento de estudos de tradução clínica na próxima fase," afirmou.

Câncer de mama triplo negativo

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais comum no mundo, com estimativa de aproximadamente 2,3 milhões de novos casos por ano. Representa quase 25% dos cânceres em mulheres e também é a causa mais frequente de morte pela doença nessa população, com 684 mil óbitos estimados ao ano. O tipo triplo-negativo (TNBC) compreende entre 10% e 20% dos registros de câncer de mama.

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), excluídos os tumores de pele não melanoma, o de mama também é o mais incidente em mulheres em todas as regiões, com taxas maiores no Sul e Sudeste. Para este ano, são estimados 66.280 novos casos no país (43,7 casos por 100 mil mulheres). É também a primeira causa de morte por câncer na população feminina brasileira.

O TNBC é considerado um tumor agressivo, geralmente com tamanho maior no início, e de rápido crescimento, com chances de metástase. Apresenta também probabilidade maior de recidiva após o tratamento.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.