30/01/2009

Indústria poderá produzir alimentos sem gordura trans

Redação do Diário da Saúde

Hidrogenação

Para aumentar a durabilidade dos produtos alimentícios, as indústrias frequentemente adicionam hidrogênio aos óleos naturais, um processo chamado hidrogenação.

Mas a hidrogenação tem efeitos colaterais danosos: ela produz também gorduras trans, que têm efeitos adversos sobre a saúde, como a elevação dos níveis de colesterol e o aumento do risco de doenças coronarianas.

As gorduras trans também são encontradas em margarinas, bolachas, biscoitos e salgadinhos. Autoridades de saúde de todo o mundo recomendam que as pessoas evitem ou reduzam seu consumo das gorduras trans.

Catalisador com nanotecnologia

A boa notícia é que químicos da Universidade Riverside (Estados Unidos) descobriram um catalisador - uma substância que acelera uma reação química - que permite que os óleos hidrogenados sejam fabricados com uma geração quase zero de gorduras trans.

O novo catalisador também é feito de platina, como os catalisadores atualmente utilizados pela indústria. Mas a equipe do Dr. Francisco Zaera utilizou a nanotecnologia para alterar o formato das partículas de platina, tornando-as mais seletivas em relação às moléculas com que elas interagem.

A seletividade catalítica refere-se à capacidade de um catalisador em selecionar uma rota específica entre várias reações químicas possíveis. Neste caso, a seletividade refere-se à capacidade do catalisador em gerar gorduras hidrogenadas sem produzir gorduras trans.

O novo produto deverá ajudar a indústria alimentícia a manter os prazos de validade de seus produtos sem incluir neles elementos danosos à saúde dos consumidores. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Nature Materials.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=alimentos-sem-gordura-trans-catalisador-nanotecnologia

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.