01/12/2008

Quer ser mais feliz? Escreva cartas com mensagens de gratidão

Redação do Diário da Saúde
Quer ser mais feliz? Escreva cartas com mensagens de gratidão
[Imagem: Wikimedia Commons]

Expressando emoções em cartas

Você gostaria de aumentar a sua felicidade e satisfação com a vida? A solução, que acaba de ser comprovada cientificamente, está em algo tão simples quanto uma caneta e uma folha de papel - ou, talvez, em Novo Arquivo do seu editor de textos.

De acordo com a pesquisa, feita pelo Dr. Steven Toepfer, da Universidade Kent (Estados Unidos), a expressão das emoções por meio da escrita é algo que está disponível à humanidade desde a antiguidade. Mas poucos a utilizam hoje em dia.

Mensagens de gratidão

Contudo, segundo o pesquisador, as cartas não podem ser sobre qualquer assunto - elas devem ser cartas com mensagens de gratidão.

"Nós estamos andando por aí com um recurso maravilhoso: a gratidão," diz Toepfer. "Ela nos ajuda a nos expressar e a apreciar as coisas, sermos gratos e satisfeitos com um mínimo de esforço. Todos nós a temos, e nós precisamos utilizá-la para melhorar nossa qualidade de vida."

Além da auto-ajuda

Para ir além das mensagens de auto-ajuda, o Dr. Toepfer resolveu testar cientificamente sua teoria.

Ele convidou estudantes de seis cursos universitários diferentes para estudar os efeitos do ato de escrever cartas com mensagens de gratidão para pessoas que tiveram um impacto positivo na vida desses estudantes.

Ao longo de um período de seis meses, os estudantes escreveram uma carta a cada duas semanas obedecendo a uma única regra bem simples: as cartas deveriam conter expressões positivas e um alto nível de apreço e gratidão.

Depois de terminar cada uma das cartas, os estudantes respondiam um questionário para avaliar seu humor, satisfação com a vida, seus sentimentos e seu senso de felicidade.

A felicidade aumenta após cada carta

"Eu vi que a felicidade aumenta após cada carta, significando que quanto mais eles escreviam, melhor eles se sentiam," explica o pesquisador. Os resultados também mostraram uma melhoria na satisfação geral com a vida e com o sentimento mais geral de gratidão.

"A coisa mais importante em nossas vidas é a nossa rede social. Ela não tem de ser muito grande, e você não precisa viver a vida em uma festa, mas apenas uma ou duas conexões importantes em sua vida já demonstraram exercer incríveis benefícios psicológicos e físicos," conclui o pesquisador.

Depois da pesquisa, 75% dos estudantes afirmaram que iriam continuar a escrever cartas de gratidão mesmo depois do término da pesquisa.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=quer-ser-mais-feliz--escreva-cartas-com-mensagens-de-gratidao

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.