02/12/2015

Começa 15ª Conferência Nacional de Saúde

Com informações da Agência Saúde

Começa nesta terça-feira (1º/12), a 15ª Conferência Nacional de Saúde.

O evento, realizado a cada quatro anos, é considerado o mais importante do calendário da saúde.

Com o tema Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro, a conferência será realizada no período de 1º a 4 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Avanços na saúde pública

Criadas em 1937, as conferências nacionais de saúde têm desempenhado importante papel nos avanços alcançados pela saúde pública brasileira.

As bases para a criação do SUS foram estabelecidas na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, e depois consolidadas na Constituição Federal de 1988.

Importantes estratégias de saúde pública do país, como SAMU, Rede Cegonha e programa Saúde da Família tiveram suas sementes lançadas em conferências nacionais.

Eixos temáticos

Participarão da conferência nacional 4.322 pessoas, sendo 3.248 delegados eleitos nas conferências estaduais e 976 convidados.

São oito os eixos temáticos que norteiam os debates da conferência nacional: "Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade"; "Participação e controle social"; "Valorização do trabalho e da educação em saúde"; "Financiamento do SUS e relacionamento público-privado"; "Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde"; "Informação, educação e política de comunicação do SUS", "Ciência, tecnologia e inovação no SUS" e "Reformas democráticas e populares do Estado".

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.