19/02/2009

3ª Conferência Brasileira de Câncer de Mama

Agência FAPESP

A 3ª Conferência Brasileira de Câncer de Mama, que será realizada nos dias 6 e 7 de março, em São Paulo, tem o objetivo de discutir condutas-padrão no tratamento de câncer, as políticas de saúde e os avanços em pesquisas na área.

O evento, promovido pelo Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama (Gbecam), tem foco nos principais estudos apresentados no 31st San Antonio Breast Cancer Symposium, realizado nos Estados Unidos em dezembro.

A programação abordará temas como "O papel da radioterapia intraoperatória" e "Os recentes avanços cirúrgicos do câncer de mama". O encontro discutirá ainda questões como subtipos de câncer de mama, neoadjuvância, adjuvância hormonal, adjuvância quimioterápica, doença metastática, doença HER2+ e bisfostonatos na adjuvância.

Entre os palestrantes internacionais estão os norte-americanos Edith Perez, professora da Escola Médica Mayo, na Flórida, Virgilio Sacchini, professor de cirurgia no Colégio Médico Weill da Universidade Cornell University, de Nova York, e William Gradishar, professor da Escola de Medicina Feinberg na Universidade Northwestern, em Chicago.

Outro destaque do evento será a apresentação dos resultados do Projeto Amazona, um estudo realizado com cerca de 5 mil mulheres em 30 instituições de saúde, entre clínicas e hospitais (públicos e privados) com abrangência nacional.

O objetivo do projeto foi analisar a totalidade dos casos de câncer durante os anos de 2001 a 2006 e, com isso, descobrir as principais causas da doença, o atendimento oferecido e a sobrevida observada nesta população. Todos os dados foram coletados e foram considerados aspectos epidemiológicos e diagnósticos no câncer de mama.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.