07/07/2009

6 em cada 10 estudantes universitários apresenta ansiedade matemática

Redação do Diário da Saúde
6 em cada 10 estudantes universitários apresenta
Muitos estudantes escolhem cursos diferentes daqueles que prefeririam - e nos quais eles realmente se dariam bem em muitos casos - a fim de evitar estudar assuntos ligados à Matemática.[Imagem: The Pizzaman]

Medo da Matemática

Seis em cada 10 estudantes universitários, independentemente de sua área de estudos, apresentam algum sintoma de ansiedade quando lidam com Matemática, de acordo com uma pesquisa feita na Universidade de Granada, na Espanha.

Além disso, há diferenças significativas entre homens e mulheres nesse aspecto, com os homens sofrendo menos ansiedade quando se trata de lidar com tarefas matemáticas (47% dos homens contra 62% das mulheres).

A pesquisa foi feita em uma amostra consistindo de 885 estudantes do primeiro ano de 23 cursos diferentes que incluíam disciplinas de Matemática de natureza obrigatória, incluindo as áreas de Biomédicas, Engenharias, Educação Técnica e Ciências Sociais.

Sintomas da ansiedade matemática

Os pesquisadores aplicaram aos estudantes a chamada Escala de Atitudes Matemáticas Fennema-Sherman, um questionário validado por especialistas de todo o mundo que vem sendo usado desde os anos 1970.

Segundo os pesquisadores, a ansiedade matemática aparece por meio de uma série de sintomas, "tais como tensão, nervosismo, preocupação, aflição, impaciência, confusão, medo ou bloqueio mental," quando alguém lida com qualquer coisa ligada à Matemática.

O trabalho também revelou que há diferenças significativas na atitude dos estudantes em relação à Matemática dependendo do seu campo de estudo. Assim, os estudantes da área de Biomédicas são os que mais temem a Matemática, demonstrando maior ansiedade, ao contrário daqueles da Educação Técnica, que são os menos preocupados.

Escolhendo o curso errado

De acordo com os pesquisadores, "um efeito indireto da ansiedade matemática é que, ao evitar estudos relacionados à Matemática, isso irá condicionar mais tarde o tipo de curso que eles irão escolher."

Em outras palavras, muitos estudantes escolhem cursos diferentes daqueles que prefeririam - e nos quais eles realmente se dariam bem em muitos casos - a fim de evitar estudar assuntos ligados à Matemática.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.