29/06/2020

A quarentena pode nos transformar em pessoas solitárias?

Redação do Diário da Saúde
A quarentena pode nos transformar em pessoas solitárias?
Mesmo entre os peixes, alguns indivíduos são naturalmente solitários, e não sentem prazer em interações sociais. [Imagem: Hande Tunbak et al. - 10.7554/eLife.55863]

Seres sociais e seres solitários

A solidão afeta a saúde mental e física, mas, contra-intuitivamente, também pode resultar em uma diminuição do desejo de interação social.

Sim, pessoas que são postas em situações de isolamento passam a gostar da solidão.

Como é muito difícil estudar esse paradoxo em humanos, pesquisadores da Universidade College de Londres (Reino Unido) resolveram estudar o fenômeno observando o comportamento social do peixe-zebra.

A maioria dos peixes-zebra - ou paulistinhas - demonstra comportamento pró-social, mas aproximadamente 10% deles são peixes mais solitários, avessos a interações sociais, demonstrando inclusive uma atividade cerebral diferente de seus irmãos pró-sociais.

No entanto, mesmo um peixe-zebra tipicamente social evita a interação social após um período de isolamento. Os pesquisadores decidiram testar se a atividade cerebral desses peixes-zebra isolados batem com a atividade cerebral dos peixes naturalmente solitários ou se outras forças estão em jogo.

Para isso, os pesquisadores isolaram peixes-zebra tipicamente sociais de outros peixes por um período de dois dias e depois compararam sua atividade cerebral com a dos peixes-zebra que demonstram aversão natural à interação social, sem terem sido isolados forçadamente.

Ansiedade pela vida social

Os peixes que foram forçados ao isolamento apresentaram sensibilidade a estímulos e um aumento na atividade em regiões do cérebro relacionadas ao estresse e à ansiedade. Esses efeitos do isolamento foram rapidamente superados quando o peixe recebeu uma droga que reduz a ansiedade.

Já os peixes naturalmente solitários apresentaram uma atividade diferente no hipotálamo, a região do cérebro responsável pelas recompensas sociais - eles não experimentam recompensas da mesma maneira que os peixes típicos durante as interações sociais.

"Embora o comportamento humano seja muito mais complexo, entender como esse impulso social básico surge - e como é afetado pelo isolamento - é um passo necessário para entender o impacto do ambiente social no cérebro e no comportamento humano. O peixe-zebra, que é completamente transparente durante seu desenvolvimento inicial, oferece aos neurocientistas uma visão detalhada dos seus circuitos cerebrais.

"Nós não nos tornaremos todos solitários após o isolamento [devido à pandemia], mas estaremos ansiosos ao retornar à nossa vida social normal. Ao sairmos do bloqueio, devemos estar cientes dessa nova sensibilidade e ansiedade, mas também reconhecer que é necessário superar isso para voltar a uma existência social normal e saudável," disse a Dra. Elena Dreosti, coordenadora da equipe.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.