25/01/2019

A Saúde no Brasil em 2030: Livro gratuito alcança 300 mil downloads

Redação do Diário da Saúde
A Saúde no Brasil em 2030: Livro gratuito alcança 300 mil downloads
[Imagem: Divulgação]

Futuro da saúde no Brasil

O interesse sobre o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS) tem levado pesquisadores, professores, estudantes e a população em geral a buscar fontes de informação relevantes e confiáveis sobre o tema.

Prova disso são os mais de 300 mil downloads do livro A Saúde no Brasil em 2030: Diretrizes para a Prospecção Estratégica do Sistema de Saúde Brasileiro - exatamente 333.363 downloads até novembro de 2018, de acordo com o último levantamento da plataforma Scielo Livros.

Fruto de parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o Ministério da Saúde e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o livro, lançado em 2012, reúne estudos sobre o futuro do sistema de saúde brasileiro desenvolvidos por uma ampla gama de especialistas.

"A proposta é que, por meio das projeções, seja possível acompanhar e transformar indicadores e realidades, auxiliando a gestão estratégica do SUS, definindo diretrizes e recomendações para a conquista de um cenário de futuro desejável para o país," explica o sanitarista José Carvalho de Noronha, pesquisador da Fiocruz e coordenador executivo da rede Brasil Saúde Amanhã.

A obra está organizada em duas partes. A primeira, que apresenta as diretrizes para a prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro para 2030, é estruturada em seis áreas temáticas, consideradas essenciais para o avanço do sistema de saúde brasileiro: Desenvolvimento e Saúde; Perfil Demográfico; Organização e Gestão do Sistema de Saúde; Financiamento da Saúde; Força de Trabalho; e Complexo Econômico e Industrial da Saúde. A segunda descreve três cenários prospectivos para a saúde pública brasileira em 2030: um otimista e possível, um pessimista e plausível e, por fim, cenário inercial e provável.

Brasil Saúde Amanhã

O projeto Brasil Saúde Amanhã, da Fiocruz, constitui uma rede multidisciplinar de pesquisa que investiga e propõe caminhos para o país e o setor Saúde no horizonte dos próximos 20 anos.

Sendo multidisciplinar, a iniciativa aborda o futuro da Saúde no Brasil a partir de perspectivas diversas e complementares, identificando os caminhos possíveis e as políticas públicas necessárias para viabilizar e fortalecer o SUS como um sistema de saúde universal, público, gratuito e de qualidade.

O objetivo é incrementar o debate sobre os cenários prospectivos da saúde e gerar estudos que venham a contribuir para o planejamento em longo prazo na Saúde.

O livro pode ser baixado gratuitamente no endereço https://saudeamanha.fiocruz.br/a-saude-no-brasil-em-2030

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.