03/02/2009

Ações de combate à dengue prosseguem em Campinas

Bruno Sgambato

Pneus velhos

Esta semana, a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, continua com às ações de combate à dengue nos cinco distritos de Campinas e segue com ações como a que ocorreu no domingo, dia 1º de fevereiro, na região Leste, que foi restrita à remoção de pneus velhos nas borracharias.

Nesta terça-feira, dia 3, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) percorre a região Noroeste, na área do Centro de Saúde Pedro Aquino (Balão Laranja) e no bairro Satélite Íris II.

Remoção de criadouros

Os trabalhos começam a partir das 8h e serão centralizados na remoção de possíveis criadouros, já que na região foram confirmados dois casos de dengue.

O técnico em vigilância de saúde, Rodrigo Antonio Araújo Pires, informa que a equipe estará devidamente identificada e os moradores devem recebê-los para a vistoria. A Covisa orienta ainda os moradores da região Satélite Íris II que não joguem lixo nos terrenos vazios.

Cobertura de caixas d'água

Na quarta-feira, 4, é a vez da região Norte. De acordo com o supervisor geral da região, Roberto Ribeiro de Souza, na área do Centro de Saúde Santa Bárbara será feito o telhamento das caixas d’água e um arrastão, já que foi registrado um caso positivo de dengue.

Já na área do Centro de Saúde São Marcos será feito o recolhimento de pneus nas borracharias. Ainda segundo o supervisor, em média são recolhidos cerca de 320 pneus por mês. Os pneus recolhidos serão encaminhados ao Departamento de Limpezas Urbanas (DLU).

O objetivo é derrubar qualquer chance de uma epidemia de dengue na cidade.

Dengue em Campinas

Em dezembro, Campinas registrou 12 casos de dengue. Em janeiro a Secretaria registrou 212 notificações, sendo que nove foram confirmadas pelo Instituto Adolfo Lutz.

Em 2008, foram 249 ocorrências confirmadas de janeiro a novembro, uma redução de mais de 97% em relação ao ano de 2007, quando foram mais de 9,2 mil.

A redução se deve à mudança na estratégia de controle no município. O Programa de Controle da Dengue de Campinas foi aprimorado e passou a ter como princípios a busca de articulações intersetoriais com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, de Educação, de Assuntos Jurídicos, de Infraestrutura, com o Gabinete do Prefeito, entre outros, e a orientação à população é para cuidar de seus ambientes.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.