04/03/2020

Adesivo inteligente faz aplicação automática de insulina

Redação do Diário da Saúde
Adesivo inteligente faz aplicação automática de insulina
O adesivo inteligente para aplicação de insulina está pronto para começar a ser testado em humanos.[Imagem: Zhen Gu Lab/UCLA]

Aplicação automática de insulina

Este adesivo "inteligente" para aplicação de insulina poderá no futuro monitorar e gerenciar os níveis de glicose em pessoas com diabetes e fornecer a dosagem necessária de insulina conforme a aplicação for necessária.

O adesivo, do tamanho de um selo postal, é simples de fabricar e foi projetado para ser descartável, sendo usado por 24 horas.

"Nosso principal objetivo é melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas com diabetes. Este adesivo inteligente elimina a necessidade de verificar constantemente o açúcar no sangue e injetar insulina se e quando necessário. Ele imita a função reguladora do pâncreas, mas de uma maneira fácil de usar," disse o professor Zhen Gu, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, que desenvolveu o dispositivo com colegas do MIT e da Universidade da Carolina do Norte.

O adesivo monitora o açúcar no sangue e possui doses de insulina pré-carregadas em microagulhas muito pequenas, com menos de um milímetro de comprimento, que administram o medicamento rapidamente quando os níveis de açúcar no sangue atingem um certo limiar. Quando o açúcar no sangue volta ao normal, a liberação de insulina do adesivo também diminui.

Os pesquisadores afirmam que a vantagem é que ele pode ajudar a prevenir a superdosagem de insulina, o que pode levar à hipoglicemia, convulsões, coma ou até morte.

A equipe realizou testes iniciais bem-sucedidos em camundongos e agora está solicitando a aprovação da FDA para os primeiros ensaios clínicos em humanos.

"Sempre foi um sonho conseguir a administração de insulina de maneira inteligente e conveniente. Este adesivo inteligente de insulina, se comprovadamente seguro e eficaz nos testes em humanos, revolucionaria a experiência do paciente no tratamento do diabetes," disse o professor John Buse, membro da equipe.

Insulina e diabetes

A insulina é um hormônio produzido naturalmente no pâncreas, que ajuda o corpo a regular a glicose, que provém do consumo de alimentos e fornece energia ao corpo.

A insulina é a chave molecular que ajuda a mover a glicose da corrente sanguínea para as células, para fornecer-lhes energia.

O diabetes tipo 1 ocorre quando o corpo de uma pessoa não produz insulina naturalmente. O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não utiliza com eficiência a insulina produzida. Em ambos os casos, é prescrita uma dose regular de insulina para controlar a doença, que afeta mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.