02/03/2021

Adesivo promete monitorar a saúde com múltiplos bioindicadores

Redação do Diário da Saúde
Adesivo promete monitorar a saúde com múltiplos bioindicadores
A expectativa agora é pela chegada do sensor ao mercado. [Imagem: UC San Diego]

Sensor de saúde

Engenheiros da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA) desenvolveram um adesivo para a pele que é macio e elástico o suficiente para ser usado no pescoço, monitorando continuamente a pressão arterial e os batimentos cardíacos, medindo os níveis de glicose lactato, álcool ou cafeína.

É o primeiro dispositivo vestível que monitora sinais cardiovasculares e vários níveis bioquímicos no corpo humano ao mesmo tempo, segundo a equipe.

Ele é equipado com um sensor de pressão arterial e dois sensores químicos - um que mede os níveis de lactato (biomarcador do esforço físico), cafeína e álcool no suor, e outro que mede os níveis de glicose no fluido intersticial.

O adesivo é capaz de medir três parâmetros ao mesmo tempo, um de cada sensor: pressão arterial, glicose e lactato, álcool ou cafeína.

"Este tipo de vestível seria muito útil para pessoas com condições médicas monitorarem sua própria saúde regularmente," disse o professor Lu Yin. "E também serviria como uma ótima ferramenta para monitoramento remoto de pacientes, especialmente durante a pandemia de covid-19, quando as pessoas estão minimizando as visitas pessoais à clínica."

De fato, um sensor como este, se já estivesse disponível comercialmente, poderia beneficiar pessoas que lidam com hipertensão e diabetes, indivíduos que também apresentam alto risco de adoecer gravemente com covid-19.

A equipe espera que, no futuro, seu aparelho também possa ser usado para detectar o início da sepse, que é caracterizada por uma queda repentina da pressão arterial, acompanhada por um rápido aumento do nível de lactato.

"A novidade aqui é que pegamos sensores completamente diferentes e os fundimos em uma única plataforma pequena, tão pequena quanto um selo," disse o pesquisador Joseph Wang. "Podemos coletar inúmeras informações com este vestível e fazê-lo de forma não-invasiva, sem causar desconforto ou interrupções nas atividades diárias."

A expectativa agora é encontrar parceiros na indústria que se interessem em fabricar o sensor adesivo.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.