27/06/2018

Agenda cheia demais derruba produtividade de funcionários

Redação do Diário da Saúde
Agenda cheia demais derruba produtividade de funcionários
Ao contar essas novidades ao seu chefe, aproveite para lembrar-lhe que trabalhar sob pressão só aumenta a produtividade no curto prazo.[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Prazo versus produtividade

Você anda trabalhando sob muita pressão?

Pois seria bom você contar ao seu chefe que um excesso de prazos curtos e metas apertadas nos tornam menos eficientes no gerenciamento do nosso próprio tempo.

Isso porque as pessoas que enfrentam muitos compromissos, reuniões, tarefas etc, têm uma percepção de que dispõem de menos tempo do que realmente têm.

Essa percepção de falta de tempo, por sua vez, faz com que as pessoas executem menos tarefas e se engajem menos em novas tarefas que poderiam ser executadas no tempo que elas dispõem.

Enquanto esperam por um compromisso importante e próximo, os funcionários tendem a procrastinar suas tarefas de longo prazo, como fazer um relatório, ou voltar a trabalhar em tarefas de menor duração, como fazer uma ligação de trabalho.

E tem mais: Ante agendas apertadas, as pessoas deixam quase tudo de lado, exceto coisas extremamente simples e rápidas, incluindo responder e-mails ou, pasmem, verificar seus próximos prazos.

Tudo isso é a conclusão de uma série de experimentos feitos por Stephen Nowlis (Universidade de Washington), Gabriela Tonietto (Universidade de Rutgers) e Selin Malkoc (Universidade do Estado de Ohio).

Como evitar a queda de produtividade

Os experimentos também permitiram traçar algumas sugestões para tentar evitar tantos problemas de produtividade.

Basicamente, os psicólogos aconselham as pessoas a comporem suas agendas com mais sabedoria, como nunca marcar compromissos para um período do dia, deixando o turno de trabalho aberto para realizar as tarefas de longo prazo.

"Se você tem algumas tarefas grandes, ter muitas coisas programadas afetará sua produtividade," destaca Nowlis. "Um monte de agendamento é bom para tarefas mais curtas, então encontre o ambiente que funciona para você."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.