05/12/2013

Alecrim e hortelã melhoram aprendizado e memória

Redação do Diário da Saúde
Alecrim e hortelã melhoram aprendizado e memória
A hortelã inibe o surgimento de úlceras estomacais e é eficaz contra bactérias da boca - mas este é o primeiro estudo a abordar seus efeitos sobre doenças neurológicas.[Imagem: Wikimedia/Emiller]

Alecrim para memória

Extratos feitos a partir de antioxidantes presentes na hortelã e no alecrim melhoram a aprendizagem e a memória.

"Nós descobrimos que estes compostos reduzem os déficits causados pelo transtorno cognitivo leve, que pode ser um precursor para a doença de Alzheimer," disse Susan Farr, da Universidade Saint Louis (EUA).

A pesquisadora testou um ingrediente à base de antioxidantes presentes no extrato de hortelã e duas doses diferentes de um antioxidante semelhante feito a partir de extrato de alecrim em camundongos com declínio cognitivo relacionado à idade.

Ela verificou que quanto maior a dose de extrato de alecrim, melhor é a melhoria da memória e da aprendizagem em três comportamentos testados.

Uma dose mais baixa de alecrim melhorou a memória em dois dos testes comportamentais, o mesmo resultado do composto feito a partir de extrato de hortelã.

Animal e humano

Foram também detectados sinais de redução do estresse oxidativo nas cobaias - que é considerado um marco do declínio relacionado à idade - na parte do cérebro que controla o aprendizado e a memória.

"Isso provavelmente significa que comer hortelã e alecrim é bom para você. No entanto, nossos experimentos foram feitos em um modelo animal e não sabemos o quanto dessas ervas as pessoas teriam que consumir para melhorar a aprendizagem e a memória," ressalva a pesquisadora.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.