11/02/2022

Alecrim tem composto ativo contra covid-19 e outras doenças inflamatórias

Redação do Diário da Saúde

Alecrim contra covid-19

Cientistas apresentaram evidências robustas de que um composto contido no alecrim, uma erva medicinal e culinária usada no mundo todo, pode ser uma arma dupla contra o coronavírus SARS-CoV-2, que causa a covid-19.

Em experimentos, o composto ácido carnósico, extraído do alecrim, bloqueou a interação entre a proteína de pico do SARS-CoV-2 e a proteína receptora, a ACE2, que o vírus usa para entrar nas células.

Além de apresentar resultados novos a equipe revisou evidências de estudos anteriores de que o ácido carnósico tem um efeito adicional, inibindo uma poderosa via inflamatória, uma via que se torna ativa na covid-19 grave, bem como em outras doenças, incluindo Alzheimer.

"Achamos que vale a pena investigar o ácido carnósico, ou algum derivado otimizado, como um tratamento potencialmente barato, seguro e eficaz para a covid-19 e alguns outros distúrbios relacionados à inflamação," disse o professor Stuart Lipton, do Instituto de Pesquisas Scripps (EUA).

Medicamento ativado pela doença

Embora a pesquisa seja preliminar, os pesquisadores propõem que o ácido carnósico tenha esse efeito antiviral, apesar de ser um composto seguro e relativamente pouco reativo, por ser convertido em sua forma ativa pela inflamação e oxidação encontradas nos locais de infecção.

Nessa forma ativa, o composto modifica o receptor ACE2 para o SARS-CoV-2, tornando o receptor inatingível pelo vírus e, assim, bloqueando a infecção.

"O ácido carnósico representa uma 'terapêutica patologicamente ativada' em modelos pré-clínicos de doença - inativo e inócuo em seu estado normal, mas convertido em uma forma ativa onde precisa ser ativo," disse Lipton.

A equipe já está trabalhando agora para sintetizar e testar derivados mais potentes do ácido carnósico, com características melhoradas para uso em distúrbios relacionados à inflamação.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.