28/09/2012

Cirurgia de apendicite pode ser substituída por antibióticos

Redação do Diário da Saúde

Alternativa à cirurgia de apendicite

O tratamento padrão para a apendicite aguda é a remoção do apêndice.

Mas um estudo realizado na Universidade de Gotemburgo, na Suécia, revelou que o tratamento com antibióticos pode ter a mesma eficiência da cirurgia na maior parte dos casos.

A Dra. Jeanette Hansson avaliou dois grandes estudos clínicos de pacientes adultos com apendicite aguda.

No primeiro estudo, ela comparou a cirurgia com a antibioticoterapia - um tratamento com antibióticos -, enquanto no segundo os pacientes com apendicite foram tratados inicialmente com antibióticos, só recorrendo à cirurgia em último caso.

Menor risco de complicações

Os estudos mostraram que o tratamento com antibióticos foi tão eficaz quanto a cirurgia para a maioria dos pacientes.

"Alguns pacientes chegam tão mal ao hospital que a cirurgia é absolutamente necessária, mas 80% das pessoas que podem ser tratadas com antibióticos se recuperam e voltam à plena saúde," diz Jeanette.

Seu trabalho também mostrou que os pacientes que são tratados com antibióticos têm menor risco de complicações do que aqueles que se submetem à cirurgia.

O risco de recorrência 12 meses após o tratamento com antibióticos é de cerca de 10 a 15 por cento.

Recidivas

A Dra. Jeanette Hansson e seus colegas vão agora documentar o risco de recorrência a longo prazo, e também estudar se as recorrências também podem ser tratadas com antibióticos.

Ainda que o desenvolvimento de resistência aos antibióticos possa afetar o tratamento, os pesquisadores concluíram que os antibióticos são uma alternativa viável à cirurgia de remoção do apêndice em doentes adultos, desde que o paciente aceite o risco de recorrência.

"É importante notar que os nossos estudos mostram que pacientes que precisam de cirurgia por causa de recidivas, ou porque os antibióticos não funcionaram, não correm o risco de complicações adicionais em relação àqueles operados imediatamente," diz a Dra. Jeanette.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.