18/01/2012
Anúncio da Citroen sai do ar depois de provocar ataque epiléptico
Com informações da BBC
 
 
O anúncio, veiculado na Europa, apresenta imagens da palavra Yes (Sim) piscando e em rápidas sucessões.[Imagem: Citroen] 
 
Epilepsia fotossensível 
Um anúncio da fabricante de automóveis francesa Citroen foi retirado do ar depois de causar sintomas epilépticos em telespectadores. 
O anúncio, veiculado na Europa, apresenta imagens da palavra Yes (Sim) piscando e em rápidas sucessões. 
Durante o anúncio, a mesma palavra aparece 304 vezes em toda a tela, escrita em preto e branco. 
Diretrizes de anúncios 
Pelo menos dez pessoas relataram o surgimento de sintomas associados com a epilepsia foto-sensível. 
Ao menos um telespectador teria sofrido um ataque, segundo informações da BBC. 
As autoridades de saúde e as próprias entidades de automonitoramento do setor de propaganda do Reino Unido concordaram que o anúncio "viola as diretrizes atuais". 
Desenho animado 
O mesmo fenômeno aconteceu há alguns anos no Japão, quando um grande número de crianças foi hospitalizado depois de assistir um desenho animado com imagens piscantes e em rápidas sucessões. 
O comercial da Citroen foi retirado do ar e não poderá mais ser apresentado em sua forma atual. 
  
Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br
URL:   
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos. 
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida. 
 |