31/08/2009

Anvisa proíbe importação e venda de cigarro eletrônico no Brasil

Christina Machado - Agência Brasil
Anvisa proíbe importação e venda de cigarro eletrônico no Brasil
Modelo de cigarro eletrônico.[Imagem: Golden Dragon Group]

Cigarro eletrônico é proibido

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu formalmente o comércio e a importação do cigarro eletrônico, dispositivo eletrônico usado para simular o ato de fumar. A resolução publicada no Diário Oficial da União de hoje (31) é resultado de decisão tomada em reunião da Anvisa na última terça-feira (25).

Falta de comprovação científica

A proibição de produtos que se apresentem como alternativa ao tratamento do tabagismo é válida para todo o país e levou em consideração a falta de comprovação científica sobre a eficácia e segurança do produto.

Os cigarros eletrônicos nunca tiveram registro no país. Depois de uma consulta pública, que contou com a participação de órgãos de defesa do consumidor, a Anvisa decidiu pela proibição.

O que é cigarro eletrônico

O cigarro eletrônico é um invento da empresa chinesa Golden Dragon Group, como alternativa ao tabagismo.

Formado por um inalador, um cartucho, um chip e uma bateria recarregável, o aparelho tem aparência semelhante ao cigarro convencional e emite um vapor a ser inalado.

Em uma análise realizada pela Organização Mundial da Saúde, contudo, descobriu-se diversas substâncias tóxicas envolvidas em sua fabricação, o que levou a organização a aconselhar sua proibição.

Substituição

De acordo com estudos realizados pela FDA, agência equivalente à Anvisa os Estados Unidos, os dispositivos do cigarro eletrônico são 1,4 mil vezes menos cancerígenos do que o cigarro convencional, mas contém diversos produtos químicos que podem trazer danos à saúde, como o nitrosamina e dietilenoglicol, substâncias cancerígenas que servem para dar sabor ao fumo. Por isso, o cigarro eletrônico também está proibido nos Estados Unidos.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.