29/05/2019

Aparelho adesivo esfria sua pele no verão e esquenta no inverno

Redação do Diário da Saúde
Aparelho adesivo esfria sua pele no verão e esquenta no inverno
A ideia dos pesquisadores é transformar o protótipo em um produto comercial. [Imagem: David Baillot/UC San Diego]

Refrigeração personalizada

Engenheiros da Universidade da Califórnia de San Diego (EUA) desenvolveram um dispositivo adesivo que pode fornecer resfriamento ou aquecimento personalizados diretamente no próprio corpo.

O adesivo macio e elástico esfria ou aquece a pele até uma temperatura confortável e a mantém lá enquanto a temperatura ambiente muda.

Ele é alimentado por uma bateria flexível, que pode ser até esticada, o que a torna adequada para ser incorporada em roupas. Os pesquisadores dizem que, além do conforto de um ar-condicionado ou aquecedor pessoal, o aparelho pode ajudar a economizar energia.

"Este tipo de dispositivo pode melhorar o seu conforto térmico pessoal, quer esteja você andando pela cidade em um dia quente ou com muito frio no seu escritório," afirmou o professor Renkun Chen. "Manter a temperatura de um prédio 6º C mais alta durante o verão, por exemplo, poderia reduzir os custos de ar-condicionado em cerca de 70%."

Aparelho adesivo esfria sua pele no verão e esquenta no inverno
Os ciclos frio e quente do ar-condicionado/aquecedor pessoal são possíveis graças a um material termoelétrico.
[Imagem: David Baillot/UC San Diego]

Termoelétrico

O adesivo é feito de ligas termoelétricas - materiais que usam eletricidade para criar uma diferença de temperatura e vice-versa - ensanduichadas entre folhas de elastômero elásticas. O dispositivo fisicamente esfria ou aquece a pele a uma temperatura que o usuário escolhe.

Nos testes, realizados em um ambiente de temperatura controlada, o dispositivo resfriou a pele do voluntário, em dois minutos, até uma temperatura de 32º C, e manteve a pele do testador a essa temperatura conforme a temperatura ambiente foi variada entre 22 e 36 graus Celsius.

"Você pode colocá-lo sobre pontos que tendem a aquecer ou esfriar mais rápido do que o resto do corpo, como as costas, pescoço, pés ou braços, a fim de ficar confortável quando fica muito quente ou muito frio," explicou o pesquisador Sahngki Hong.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.