22/08/2019

Aparelho que monitora tontura passa pelos primeiros testes

Redação do Diário da Saúde
Aparelho que monitora tontura passa pelos primeiros testes
O aparelho foi projetado para ser leve, durável e para ser usado dia e noite.[Imagem: John S. Phillips et al. - 10.1038/s41598-019-46970-7]

Aparelho para detectar tontura

Um aparelho inovador para ajudar pacientes com problemas de tontura deu um passo importante rumo ao mercado ao completar com sucesso sua primeira etapa de testes.

O aparelho, por enquanto chamado de Cava, sigla em inglês para "Avaliação Vestibular Ambulatorial Contínua", visa acelerar o diagnóstico das causas mais comuns de tontura.

Ele foi construído por pesquisadores da Universidade de East Anglia e do Hospital da Universidade Norfolk e Norwich (Reino Unido) e é usado de forma parecida a um fone de ouvido.

A primeira etapa de testes sobre a precisão, confiabilidade e segurança do aparelho, publicado na revista Nature Scientific Reports, mostra que a tecnologia é 99% precisa na detecção da cintilação ocular (nistagmo), tipicamente associada à labirintite (além de outras condições).

No ensaio clínico, o dispositivo CAVA foi usado por 17 participantes, por até 30 dias, capturando 9.000 horas de dados dos movimentos dos olhos e da cabeça, totalizando 405 dias de dados - é o maior banco de dados montado até hoje sobre essa condição.

Projetado para ser leve, durável e para ser usado dia e noite para monitorar os movimentos da cabeça e dos olhos, o aparelho mostrou-se útil e preciso na avaliação dos ataques de tontura, e tudo fora do ambiente hospitalar.

"Após anos de desenvolvimento, estou contente que este projeto tenha sido bem-sucedido na identificação de períodos curtos de nistagmo visualmente induzido com um alto grau de precisão," disse o professor John Phillips, coordenador da equipe.

Ainda não há previsão da chegada do aparelho ao mercado.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.