27/07/2022

Aparelho resfria nervos para alívio direcionado da dor

Redação do Diário da Saúde
Aparelho resfria nervos para alívio direcionado da dor
O dispositivo flexível macio se dobra e estica com o corpo, sem a necessidade de hardware volumoso e rígido. [Imagem: Northwestern University]

Aparelho antidor

Um dispositivo implantável, projetado para resfriar os nervos, diminuindo os impulsos dolorosos, fornece alívio da dor sob demanda - seu efeito analgésico pode ser ligado e desligado.

Quando testado em animais de laboratório com dor neuropática - ele ainda não foi aprovado para uso humano - o aparelho produziu resfriamento altamente localizado, aliviando a dor das cobaias.

Um dispositivo capaz de induzir analgesia local conforme a necessidade poderá ser um divisor de águas para o controle da dor, sobretudo para as dores crônicas, eventualmente dispensando os medicamentos, incluindo os problemáticos opioides.

O aparelho funciona com base no resfriamento analgésico do nervo - assim, como colocar gelo em uma articulação ou músculo dolorido, a aplicação direcionada de temperatura fria diretamente nos nervos pode bloquear a condução dos sinais de dor, proporcionando alívio temporário.

No entanto, os aparelhos atuais de resfriamento de nervos são volumosos e rígidos, com resfriamento inespecífico e requisitos de alta potência - qualidades que impedem seu uso clínico prático.

Para resolver isso, Jonathan Reeder e colegas da Universidade Northwestern (EUA) desenvolveram um sistema de resfriamento de nervo macio, miniaturizado e implantável, baseado em tecnologias eletrônicas flexíveis e microfluídicas de última geração. A equipe usou uma transição de fase de líquido para gás dentro de canais microfluídicos criados em uma faixa elástica. Essa faixa é colocada de forma a envolver nervos periféricos, fornecendo um resfriamento direcionado. Um sensor térmico integrado monitora e controla a temperatura em tempo real.

Aparelho resfria nervos para alívio direcionado da dor
Os primeiros usos do aparelho deverão ser no controle da dor pós-operatória.
[Imagem: Jonathan T. Reeder et al. - 10.1126/science.abl8532]

Implantável e reabsorvível

Como o dispositivo é feito de materiais solúveis em água e biocompatíveis, ele é biorreabsorvível (ou seja, pode se degradar no corpo), permitindo que ele seja implantado sem a preocupação com uma cirurgia adicional de remoção.

Para demonstrar a capacidade do dispositivo, os pesquisadores realizaram experimentos in vivo em animais com dor neuropática, resfriando com rapidez e precisão os nervos periféricos para fornecer alívio da dor local e sob demanda.

A equipe acredita que, uma vez totalmente desenvolvido e aprovado, o aparelho se tornará uma maneira eficaz e reversível de aliviar a dor, inclusive após amputações, enxertos de nervos ou cirurgias de descompressão da coluna vertebral.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.