11/08/2020

Por que você não deve aquecer o chá no micro-ondas

Redação do Diário da Saúde
Por que você não deve aquecer o chá no microondas
O copo com revestimento de prata permite aquecer o líquido uniformemente no micro-ondas.[Imagem: Baoqing Zeng]

Chá no micro-ondas

Quem bebe chá com frequência vem dizendo isso há anos: a água aquecida no microondas não se compara com a água aquecida no fogão, alterando o sabor do chá.

Normalmente, quando um líquido está sendo aquecido, a fonte de aquecimento - a chama de um fogão, por exemplo - aquece o recipiente por baixo. Por um processo chamado convecção, conforme o líquido próximo ao fundo do recipiente aquece, ele se torna menos denso e se move para o topo, permitindo que uma seção mais fria do líquido entre em contato com a fonte. Em última análise, isso resulta em uma temperatura uniforme em todo o recipiente.

Dentro de um microondas, no entanto, o campo elétrico que atua como fonte de aquecimento está em todos os lugares no interior do forno. Como todo o recipiente de vidro também está aquecendo, não ocorre o processo de convecção, e o líquido do topo do recipiente acaba ficando muito mais quente do que o líquido do fundo.

Uma equipe de pesquisadores chineses - onde o chá é uma bebida tradicional - decidiu então estudar esse comportamento de aquecimento não uniforme.

Eles não apenas compreenderam o fenômeno, como também apresentaram uma solução para que as pessoas não precisem abrir mão da comodidade do microoondas.

Revestimento de prata

Peiyang Zhao e seus colegas projetaram um revestimento de prata para ser colocado ao longo da borda de um copo, que serve como uma espécie de escudo contra os efeitos das micro-ondas na superfície do líquido. A prata atua como um guia para as ondas, reduzindo o campo elétrico no topo e bloqueando efetivamente o aquecimento. Isso cria um processo de convecção semelhante às técnicas tradicionais de aquecimento, resultando em uma temperatura mais uniforme do líquido.

Colocar prata no microondas pode parecer uma ideia perigosa, mas estruturas de metal semelhantes, com geometria bem ajustada para evitar a ignição, já foram usadas com segurança em panelas a vapor de microondas e panelas de arroz.

"Depois de projetar cuidadosamente a estrutura metálica no tamanho apropriado, a borda de metal, que é propensa a ignição, fica localizada em uma força de campo fraca, onde pode evitar completamente a ignição, por isso ela é segura," garante o professor Baoqing Zeng.

Infelizmente, a solução só funcionou para líquidos. Os sólidos não sofrem convecção, então fazer com que as sobras de comida esquentem uniformemente é um desafio completamente diferente.

"Para os sólidos, não há uma maneira simples de projetar uma tigela ou prato para obter um resultado de aquecimento muito melhor," disse Zeng. "Podemos mudar a distribuição do campo, mas a mudança é muito pequena, então a melhoria é limitada."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.