14/09/2016

Armadilha inteligente identifica insetos pelo bater das asas

Com informações da Agência Fapesp
Armadilha inteligente identifica insetos pelo bater das asas
Armadilha inteligente que identifica mosquitos e pernilongos pelo zumbido ajudará no combate ao Aedes aegypt . [Imagem: Denise Casatti]

Identificar pernilongo pelo zumbido

Uma armadilha inteligente, capaz de identifica insetos pelo bater de suas asas, foi um dos 21 projetos selecionados em um desafio de combate ao vírus Zika lançado pela USAID, a agência do governo dos Estados Unidos para o desenvolvimento internacional.

O dispositivo foi criado pela equipe do professor Gustavo Enrique Batista, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.

"Quando o mosquito se movimenta, ele bate as asas em certa frequência e isso permite distinguir uma espécie de outra," explica Gustavo.

Com isto, a armadilha inteligente captura apenas a espécie desejada - no caso, o Aedes aegypti -, contabiliza os mosquitos e repassa essa informação para um aplicativo de celular por meio de uma conexão Bluetooth.

Sensores inteligentes

Nessa primeira etapa do desafio, com duração de dois anos, o projeto receberá um financiamento de US$ 500 mil.

A expectativa é de que, entre um e dois anos, já exista um protótipo de um produto que possa ser levado ao mercado.

O desenvolvimento do projeto que visa o desenvolvimento de sensores inteligentes para controle de pragas agrícolas e insetos transmissores de doenças contou com o apoio da FAPESP e da Fundação Bill e Melinda Gates.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.