08/02/2022

Autoteste eletrônico de covid-19 dá resultado em 4 minutos

Redação do Diário da Saúde
Autoteste eletrônico de covid-19 dá resultado em 4 minutos
Diagrama de funcionamento do teste, incluindo foto do protótipo (direita). [Imagem: Liqian Wang et al. - 10.1038/s41551-021-00833-7]

Teste eletrônico de covid

Cientistas chineses apresentaram um novo tipo de teste para covid-19 que apresenta o resultado em menos de quatro minutos.

Além disso, o autoteste - a própria pessoa pode aplicá-lo e ler os resultados - mostrou resultados altamente precisos.

O teste, que ainda não está sendo comercializado, consiste em um pequeno chip, no interior do qual componentes mecânicos extremamente pequenos, feitos de DNA, são combinados com um circuito microeletrônico.

Os nanocomponentes de DNA detectam a presença do material genético do vírus e o circuito converte o resultado em um sinal elétrico, que pode então ser apresentado ao usuário na forma de um positivo ou negativo.

Nos primeiros experimentos, o teste foi capaz de detectar o vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19, em menos de quatro minutos.

Esta primeira avaliação, de pequeno porte, foi feita a partir de amostras colhidas de 33 pacientes com covid-19 confirmada. Outras 54 amostras, de pessoas sem covid-19, não resultaram em nenhum falso positivo.

Liqian Wang e seus colegas da Universidade Fudan afirmam que, com o desenvolvimento adicional necessário, o teste poderá vir a ser usado para autotestes, vendidos na farmácia, ou para testes de covid-19 em aeroportos, clínicas e departamentos de emergência locais.

As técnicas de fabricação e o modo de funcionamento do novo teste foram detalhadamente descritos em um artigo publicado hoje pela equipe de pesquisa na revista Nature Biomedical Engineering.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.