04/05/2020

Bactérias de produtos probióticos mudam de nome. Entenda

Redação do Diário da Saúde
Bactérias de produtos probióticos mudam de nome. Entenda
Os nomes das bactérias mudam, mas as bactérias que compõem os atuais produtos probióticos não se alteram.[Imagem: ISAPP]

Nome dos probióticos

Um grupo global de cientistas publicou mudanças de nome para algumas das bactérias historicamente agrupadas na categoria dos Lactobacillus.

Membros do gênero Lactobacillus estão entre as bactérias mais populares encontradas em produtos probióticos de consumo e alimentos fermentados.

"Probiótico" é um termo amplo que se refere a uma variedade de diferentes microrganismos que conferem benefícios à saúde. Assim como os medicamentos são identificados pelos nomes que os conectam às condições que tratam, os probióticos recebem nomes específicos que os vinculam aos efeitos na saúde demonstrados cientificamente.

Um nome probiótico completo inclui o nome latino para o gênero e a espécie, além da linhagem: por exemplo, Lactobacillus rhamnosus GG.

Mudança nos nomes dos probióticos

O impulso para a mudança de nome dos probióticos veio com o surgimento de novas ferramentas científicas nas últimas décadas, que permitem mapear genes bacterianos. Com esses novos equipamentos e técnicas, tornou-se possível sequenciar os genes das bactérias de forma a ver quais estão mais inter-relacionadas geneticamente - os nomes das bactérias estão mudando para refletir melhor essas relações.

Com isto, a grande variedade de bactérias anteriormente agrupadas sob Lactobacillus foi separada em 25 gêneros diferentes.

De acordo com as convenções de nomenclatura para todos os seres vivos, a primeira espécie já descrita como Lactobacillus irá manter seu nome de gênero - assim, a espécie bacteriana que dá origem ao iogurte, a Lactobacillus delbruecki, manterá seu nome, juntamente com as bactérias que estão intimamente relacionadas a ela.

"Eu admito que é um pouco doloroso ver os nomes das minhas bactérias favoritas mudarem (incluindo Lacticaseibacillus rhamnosus GG para LGG). Ainda assim, olho animada para as novas ideias que advirão dessa análise abrangente de taxonomia, história evolutiva, fisiologia e ecologia dos lactobacilos. As bactérias mais intimamente relacionadas que compartilham a maioria das propriedades agora têm o mesmo nome de gênero, enquanto os lactobacilos que estão mais distantes podem ser mais claramente discriminados entre si," disse a professora Sarah Lebeer, da Universidade de Antuérpia (Bélgica), uma das líderes do painel internacional.

Bactérias em produtos alimentícios

As bactérias nos produtos alimentícios permanecerão as mesmas após a implementação dessas alterações de nome, mas os rótulos dos produtos terão que ser atualizados - em outras palavras, é o nome que vai mudar, não a bactéria. Como apenas os nomes de gênero serão afetados (e muitos novos nomes de gênero foram deliberadamente escolhidos para começar com a letra 'L'), a maioria dos produtos permanecerá fácil de reconhecer.

Por exemplo, o atual gênero Lactobacillus será dividido em Lactobacillus e ParaLactobacillus, além de 23 novos gêneros com os seguintes nomes: Holzapfelia, AmyloLactobacillus, BombiLactobacillus, CompaniLactobacillus, LapidiLactobacillus, AgriLactobacillus, SchleiferiLactobacillus, Loigolactobacilus, Lacticaseibacillus, LatiLactobacillus, Dellaglioa, LiquoriLactobacillus, LigiLactobacillus, Lactiplantibacillus, FurfuriLactobacillus, PauciLactobacillus, LimosiLactobacillus, FructiLactobacillus, AcetiLactobacillus, ApiLactobacillus, LeviLactobacillus, SecundiLactobacillus, and LentiLactobacillus.

O painel de especialistas lançou um site onde os nomes anteriores e os novos nomes das bactérias podem ser pesquisados. O endereço é http://lactotax.embl.de/wuyts/lactotax/.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.