24/03/2021

Bactérias e vírus formam uma intricada rede em nossos intestinos

Redação do Diário da Saúde
Bactérias e vírus formam uma intricada rede em nossos intestinos
Rede de interações entre fagos (azul) e bactérias (verdes) presentes na microbiota humana. As linhas representam a atribuição de um fago ao seu hospedeiro bacteriano.[Imagem: Martial Marbouty/Romain Koszul]

Mapa da microbiota

O equilíbrio da microbiota intestinal humana, que consiste em centenas de espécies bacterianas e fagos (vírus de bactérias), é crucial para uma boa saúde.

Uma equipe de pesquisa do Instituto Pasteur (França) acaba de mapear as redes de interação fago-bactéria da microbiota em dez indivíduos saudáveis, com uma precisão sem precedentes.

Eles detectaram várias centenas de genomas de bactérias e fagos e identificaram as milhares de interações que os ligam, quantificando os contatos entre as moléculas de DNA dos vírus e seus hospedeiros.

Este método tem a vantagem de fornecer dados amplos a partir de amostras biológicas limitadas.

Os resultados foram então analisados usando algoritmos semelhantes aos aplicados ao estudo de comunidades nas mídias sociais.

O estudo permitiu decifrar a rede de infecção da população microbiana com alta especificidade, abrindo caminho para a análise dinâmica de elementos genéticos móveis em ecossistemas complexos.

Esse panorama das relações entre bactérias e fagos pode ser aplicado a terapias envolvendo a microbiota intestinal, como transplante fecal e fagoterapia.

A abordagem também pode levar a análises mais precisas dos ecossistemas terrestres e marinhos.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.