29/05/2009

Banimento de cigarro não causa desemprego em bares e restaurantes

Redação do Diário da Saúde

O emprego e o banimento do cigarro

Como determinado recentemente no Estado de São Paulo, várias cidades e estados nos Estados Unidos também estão banindo o cigarro de lugares fechados.

Contudo, cedendo a pressões dos donos de bares e restaurantes, que argumentam que a medida trará desemprego no setor, algumas outras localidades estão adotando um banimento parcial, que permite que se fume nesses locais.

Para tirar a questão a limpo - se o banimento do fumo em bares e restaurantes causa desemprego nesses estabelecimentos - pesquisadores da Universidade de Minnesota resolveram fazer uma pesquisa com rigor científico a respeito.

Banimento total é a única proteção possível

A conclusão não deixa margem a dúvidas: Não há diferença significativa entre o banimento parcial, o banimento total e nem mesmo com a permissão total do fumo em locais públicos, em termos do impacto sobre o número de empregados de bares e restaurantes.

"Este é o primeiro estudo a comparar as consequências econômicas do banimento parcial, do banimento total e de nenhum banimento do cigarro em lugares públicos. Como não há qualquer efeito diferencial sobre o emprego em bares e restaurantes, é óbvio que o banimento total do fumo é a única forma de proteger empregados e patrões do fumo por tabela, que causa câncer no pulmão e doenças respiratórias e do coração," diz a Dra. Elizabeth Klein, que coordenou o estudo.

Exemplo para os legisladores

A pesquisa será publicada no exemplar de Junho do jornal científico da Society for Prevention Research. Os dados foram coletados entre 2003 e 2006 em cidades de pequeno, médio e grande porte, nos centros das cidades e na periferia. Os dados indicaram variação de apenas 9 em 10.000 empregos, um dado estatisticamente não significativo.

"O fato de que não se observou alterações de larga escala no emprego em Minnesota deve ser útil para os planejadores ao redor do país quando eles pesarem os conhecidos benefícios do banimento do cigarro em locais públicos contra a alegada perda de empregos em bares e restaurantes, diz a pesquisadora.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.