21/05/2021

Bem-estar é determinado por elementos muito além das questões pessoais

Redação do Diário da Saúde
Bem-estar é determinado por elementos muito além das questões pessoais
As conexões do ser humano vão além de meramente interagir uns com os outros. [Imagem: Felix Mittermeier]

Determinantes do bem-estar

A capacidade de se conectar aos outros e ter um sentimento de pertencimento a um grupo são necessidades humanas básicas.

O que não se sabia é que essas interações se baseiam em mais do que apenas nossos relacionamentos pessoais.

Tudo começou quando uma equipe transdisciplinar se reuniu para tentar compreender e melhorar o bem-estar das pessoas.

"Definimos o bem-estar como uma experiência psicológica positiva, promovida por conexões com o eu, com a comunidade e com o meio ambiente, sustentadas por uma função vagal saudável, sendo que tudo isto é impactado por fatores sócio-contextuais que estão além do controle do indivíduo," detalha o professor Andrew Kemp, da Universidade Swansea (Reino Unido).

Essa mescla de interações trouxe à tona a importância de se adotar uma abordagem mais ampla para o bem-estar e como ele pode ser influenciado por questões que vão desde a desigualdade econômica e social até as mudanças climáticas antropogênicas, já que essas questões sociais afetam nossa capacidade de conexão.

"A globalização, a urbanização e os avanços tecnológicos fizeram com que os humanos estivessem cada vez mais desconectados da natureza. Isso continua, apesar de pesquisas que mostram que o contato com a natureza melhora o bem-estar.

"Os mais pobres são desproporcionalmente impactados pelos grandes desafios sociais, incluindo o aumento da carga de doenças crônicas, a solidão social e as mudanças climáticas antropogênicas.

"A desigualdade econômica tem impactos adversos em toda a população, não apenas nos pobres, portanto, melhorar a desigualdade econômica é fundamental para melhorar o bem-estar da população," concluiu a equipe.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.