04/12/2008

Bom colesterol nem sempre é assim tão bom, descobrem cientistas

Cody Mooneyhan

Bom colesterol

Se você acha que seus níveis de "bom colesterol" são bons o suficiente, um novo estudo publicado no exemplar de Dezembro do jornal científico FASEB sugere que você deve pensar melhor a respeito.

No artigo, pesquisadores da Universidade de Chicago (Estados Unidos) desafiam a sabedoria convencional de que simplesmente ter altos níveis de colesterol bom (HDL) e baixos níveis de colesterol ruim (LDL) é suficiente para se ter uma boa saúde.

Graus de qualidade do bom colesterol

Ao contrário, eles demonstram que o bom colesterol tem vários graus de qualidade e que um HDL de má qualidade é realmente muito ruim para você.

"Por muitos anos, o HDL tem sido visto como um colesterol bom e tem gerado uma falsa percepção de que, quanto mais HDL no sangue, melhor," afirma o Dr. Angelo Scanu. "Agora está claro que as pessoas com altos níveis de HDL não estão necessariamente protegidos de problemas do coração e devem pedir aos seus médicos para descobrir se seu HDL é bom ou ruim."

Diferentes HDL

Os pesquisadores chegaram a esta conclusão depois de revisar pesquisas publicadas em jornais médicos sobre o assunto. Na sua revisão, eles descobriram que o HDL de pessoas com doenças crônicas, como artrite reumatóide, doenças dos rins e diabetes, é diferente do HDL de indivíduos saudáveis, mesmo quando os níveis de HDL no sangue são comparáveis.

Eles observaram que um HDL normal, realmente bom, reduz inflamações, enquanto o HDL ruim, disfuncional, não tem esse efeito.

Reescrevendo os livros de Medicina

"Esta é mais uma linha de pesquisas que explica porque alguns indivíduos podem ter níveis perfeitos de colesterol e ainda assim desenvolvem doenças cardiovasculares," afirma Gerald Weissmann, editor do periódico científico onde a pesquisa foi publicada.

"Da mesma forma que a descoberta do bom e do mau colesterol reescreveu os livros sobre o gerenciamento dos níveis de colesterol, a descoberta de que um pretenso 'bom colesterol' é na realidade ruim, fará o mesmo," conclui o especialista.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.