20/06/2016

Brasil tem laboratório certificado para contaminação por mercúrio

Com informações da Agência Brasil

Metilmercúrio

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) aprovou o Laboratório de Especiação de Mercúrio Ambiental (Lema) para a certificação de teores de elementos-traço em tecido biológico de molusco (Gafrarium tumidum).

O laboratório pertence ao Centro Nacional de Tecnologia Mineral (Cetem), no Rio de Janeiro.

A unidade está capacidade para quantificar o mercúrio total e o metilmercúrio, que tem sido associado a casos de autismo.

O Lema/Cetem foi um de 12 laboratórios internacionais convidados pela AIEA, sendo que nove foram certificados. O reconhecimento é fruto do trabalho das pesquisadoras Patrícia Araújo, Lílian Maria Domingos, Júlia Souza e Ana Maria Garcia Lima.

Cromatografia e espectrofotometria

O critério de seleção dos participantes foi baseado na aplicação de sistemas de qualidade, utilização de métodos validados, aplicação de conceitos de incerteza e traceabilidade.

O projeto brasileiro obteve bom desempenho em exercícios interlaboratoriais anteriores em biota - conjunto de seres vivos de uma região - marinha.

As análises de metilmercúrio são feitas por cromatografia gasosa após extração seletiva com solvente orgânico. As análises de mercúrio total são feitas por espectrofotometria de absorção atômica.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.