05/11/2013

Brasil mantém pioneirismo no tratamento da AIDS

Com informações da BBC

O Brasil mantém o pioneirismo na luta contra a AIDS ao anunciar que oferecerá tratamento a todos os portadores do vírus HIV, independentemente do estágio da doença.

Os soropositivos passarão a receber medicamentos antirretrovirais assim que a doença tiver sido diagnosticada.

Até agora, o país vinha oferecendo tratamento antirretroviral pela rede pública apenas quando a contagem das células de defesa (CD4) do paciente caía abaixo do patamar de 500 células por milímetro cúbico de sangue.

Em junho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que os países oferecessem tratamento a pacientes com AIDS a partir do momento em que o sistema imunológico apresentasse este patamar.

O Brasil já vinha oferecendo tratamento neste nível desde agosto do ano passado.

Mas agora, com o anúncio do Ministério da Saúde, o Brasil passa a ser o primeiro país em desenvolvimento a oferecer terapia com antirretrovirais a todos os pacientes assim que a doença for diagnosticada.

Na prática, o Brasil será o terceiro país do mundo a deixar de condicionar o tratamento gratuito ao número de células de defesa do paciente.

Programas semelhantes de tratamento independentemente do estágio da doença existem também na França e nos Estados Unidos, segundo o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UnAIDS).

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 100 mil pessoas deverão ser beneficiadas com a expansão da oferta de tratamento. Atualmente, 313 mil recebem remédios.

Existem no Brasil, segundo estimativas do UnAIDS e do ministério da Saúde, entre 490 mil e 530 mil pessoas infectadas pelo vírus HIV, sendo que cerca de 135 mil delas não sabem que têm a doença ou nunca fizeram o teste.

Por ano, é registrada uma média de 36 mil novos casos, sendo que praticamente a metade deles se refere a homens jovens homossexuais.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.