20/02/2015

Cabelo humano é cultivado a partir de células-tronco

Redação do Diário da Saúde

Cultivo de cabelos

Pesquisadores usaram células-tronco pluripotentes humanas para criar cabelos em laboratório.

Segundo eles, o experimento representa o primeiro passo para o desenvolvimento de um tratamento à base de células-tronco para a calvície ou para as pessoas com problemas de queda de cabelo.

"Nós desenvolvemos um método que utiliza células-tronco pluripotentes humanas para criar novas células capazes de iniciar o crescimento de cabelo humano. O método é uma melhoria significativa em relação às técnicas atuais, que dependem do transplante de folículos pilosos existentes de uma parte da cabeça para outra," afirmou o Dr. Alexey Terskikh, do Instituto de Pesquisas Médicas Sanford-Burnham (EUA).

"Nosso método com células-tronco fornece uma fonte ilimitada de células do próprio paciente para o transplante e não é limitado pela disponibilidade de folículos capilares existentes," acrescentou Terskikh.

Cabelo humano é cultivado a partir de células-tronco
O cabelo humano novo nasceu após transplante das células cultivadas em laboratório em cobaias.
[Imagem: Sanford-Burnham Medical Research Institute]

Células da papila dérmica

A equipe desenvolveu um protocolo que induz as células-tronco pluripotentes humanas a se tornarem células da papila dérmica, uma população única de células que regula a formação do folículo piloso e seu ciclo de crescimento.

As células da papila dérmica humanas por si só não são adequadas para o transplante de cabelo porque não podem ser obtidas em quantidades suficientes e rapidamente perdem a sua capacidade para induzir a formação dos folículos capilares em cultura.

Mas, quando transplantaram as células cultivadas para animais de laboratórios, os cientistas confirmaram que elas induzem o crescimento de cabelo.

"Nosso próximo passo será transplantar as células da papila dérmica humanas derivadas das células-tronco de volta em seres humanos," disse Terskikh. "No momento, estamos buscando parcerias para implementar esta etapa final."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.