15/04/2021

Câmera portátil de raios gama promete acelerar diagnóstico do câncer

Redação do Diário da Saúde
Câmera portátil de raios gama promete acelerar diagnóstico do câncer
Protótipo da câmera de raios gama 3D - uma versão industrializada poderá ser ainda menor. [Imagem: Loughborough University]

Imagens gama

Um novo aparelho de imagem 3D portátil promete melhorar o tratamento e o diagnóstico do câncer.

Já existem aparelhos de imageamento gama portáteis, pequenos e fáceis de usar, mas eles se limitam a fornecer informações 2D, dando aos médicos e cirurgiões apenas uma parte do panorama geral.

Também existem sistemas capazes de fornecer imagens tridimensionais, mas eles são volumosos e complexos, muitas vezes ocupando salas inteiras, e, por isso, muito caros.

Agora, pesquisadores da Universidade de Loughborough (Reino Unido) mostraram que é possível combinar os melhores aspectos de ambos os dispositivos.

Câmera gama portátil

A nova "Câmera Gama Híbrida" é um dispositivo do tamanho de um secador de cabelos que pode ser facilmente transportado para onde for necessário.

Ela funciona pegando duas imagens de ângulos ligeiramente diferentes e calculando a posição exata de tudo o que está observando, exatamente da mesma forma que os astrônomos medem as distâncias até as estrelas.

"Nós mostramos que é possível realizar imageamento gama estereoscópico de mão, que fornece informações 3D em vez de 2D. Ao combinar imagens gama e óptica, essas informações 3D dirão ao usuário onde e a que profundidade uma fonte de radioatividade está dentro de um determinado material.

"Isso tem aplicações em cirurgia radioguiada - quando um cirurgião está procurando uma fonte de radioatividade dentro do corpo, por exemplo, durante o tratamento e diagnóstico de câncer - e também pode encontrar uso em outras áreas da indústria nuclear," disse a Dra Sarah Bugby, líder da equipe.

Câmera de orifício

A câmera funciona por meio de um pequeno orifício no centro do aparelho, que permite a obtenção de uma imagem da fonte de radiação gama.

Fazer isso duas vezes a partir de duas posições ligeiramente diferentes permite que a câmera triangule a distância exata da fonte, dando uma leitura 3D precisa.

Devido ao tamanho compacto da tecnologia, ela pode ser fabricada na forma de um sistema portátil, que a equipe diz querer ver no mercado em breve.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.