29/10/2009

Campanha católica de teste para HIV começa por Curitiba

Lúcia Nórcio - Agência Brasil

Declare Seu Amor por Você

Numa parceria inédita entre o Ministério da Saúde e a Igreja Católica - representada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) -, Curitiba será a primeira capital brasileira a realizar a Campanha Nacional de Incentivo ao Teste para HIV.

O lançamento da campanha Declare Seu Amor por Você está sendo feito agora de manhã, em frente à Catedral Metropolitana. Um ônibus da Pastoral da Aids, com profissionais da saúde, vai percorrer as paróquias paranaenses para que as pessoas possam fazer os testes.

Oração que orienta a ação

Segundo o arcebispo de Curitiba, dom Moacyr Vitti, os padres vão conversar com os fiéis, buscando conscientizá-los de que muitas pessoas desconhecem que são portadoras do vírus.

O diagnóstico precoce, por meio da sensibilização comunitária, será feito também pelos agentes pastorais da Saúde, da Criança e da Aids. "A orientação é que nas igrejas isso aconteça em todas as celebrações", ressaltou o arcebispo.

De acordo com a coordenação municipal do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, a cada mês Curitiba realiza cerca de 4 mil exames para diagnóstico da síndrome. Cerca de 1% é positivo para HIV.

Testes de HIV

Dados do Ministério da Saúde de 2008 mostram que cerca de 60% da população brasileira nunca fez o teste. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, de 2003 a 2006, 43,7% dos pacientes soropositivos que chegaram aos serviços de saúde já apresentavam deficiência imunológica ou quadro clínico de sintomas da aids. Desse total, 28,7% evoluíram para quadro clínico mais grave e morreram no início do tratamento.

Atualmente, são cerca de 630 mil pessoas vivendo com HIV e aids no país. Desse total, estima-se que 225 mil pessoas sejam portadoras do HIV e desconheçam sua condição sorológica.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.