26/01/2021

Candidata a vacina contra covid-19 é aplicada por spray nasal

Redação do Diário da Saúde
Candidata a vacina contra covid-19 é aplicada por spray nasal
Medicamentos aplicados por spray nasal têm resultados mais rápidos. [Imagem: Lancaster University]

Vacina contra covid-19 por spray

Pesquisadores da Universidade de Lancaster (Reino Unido) desenvolveram um novo protótipo de vacina contra a covid-19 que tem uma novidade importante: Ela pode ser administrada pelo nariz.

Os pesquisadores administraram duas doses da vacina por meio de um spray nasal em testes com animais, que são o primeiro estágio do desenvolvimento da vacina.

Isso desencadeou anticorpos robustos e respostas de células T que foram suficientes para neutralizar o SARS-CoV-2, causador da pandemia de covid-19. Houve também uma redução significativa na patologia pulmonar, inflamação e doença clínica nos roedores que receberam o fármaco.

A vacina é baseada em um vírus comum de aves domésticas, chamado Vírus da Doença de Newcastle (NDV), que pode se replicar em nosso corpo, mas é inofensivo aos humanos.

Os cientistas projetaram o NDV para produzir as proteínas de pico do vírus SARS-CoV-2 - as proteínas que o vírus usar para se "enganchar" nas células -, enganando o corpo e fazendo com que ele desenvolvesse uma resposta imunológica contra o SARS-CoV-2.

"Descobrimos que a administração desta vacina por meio de um spray nasal protegeu completamente os animais da disseminação do vírus [que pode então ser transmitido a outros]. Isso significa que a imunização do trato respiratório superior por meio de um spray nasal pode evitar que os indivíduos espalhem o vírus e desenvolvam infecções em outros lugares no corpo".

"Embora a vacina tenha mostrado segurança e eficácia promissoras neste modelo animal, testes em humanos ainda são necessários para determinar sua aplicabilidade e obter aprovações regulatórias," disse o Dr. Muhammad Munir, responsável pela equipe.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.