23/04/2012

Dor de cabeça do sorvete é causada por sistema de proteção do cérebro

Redação do Diário da Saúde

Dor de cabeça súbita

Cientistas apresentaram uma nova teoria para explicar a chamada "dor de cabeça do sorvete" - uma dor de cabeça súbita que ocorre quando tomamos algo muito gelado.

Até agora a principal suposição envolvia o estímulo da substância gelada sobre o nervo trigêmeo, ou trigeminal, o maior nervo do crânio.

Mas Jorge Serrador e seus colegas da Universidade Galway, na Irlanda, afirmam que a dor súbita ocorre por uma vasodilatação na artéria cerebral.

Proteção do cérebro

A explicação mais provável é que o corpo sente o frio excessivo e repentino e age imediatamente para tentar proteger o cérebro, aumentando o fluxo de sangue de forma a evitar a queda de sua temperatura.

Os pesquisadores monitoraram o cérebro dos voluntários usando um exame chamado Doppler transcraniano, conforme eles sugavam água gelada por um canudo. Depois o procedimento foi repetido com água a temperatura ambiente.

Os voluntários indicavam aos pesquisadores sempre que sentiam dor de cabeça súbita.

Os resultados mostraram que a dor de cabeça do sorvete está sempre associada com a dilatação da artéria cerebral - assim que a artéria, que fica atrás dos olhos, volta à sua dimensão normal, a dor de cabeça cessa.

Enxaqueca

Como o crânio é um espaço limitado, o aumento repentino no fluxo de sangue eleva a pressão do cérebro, causando a dor.

Os pesquisadores afirmam que o estudo fornece informações importantes para o estudo da enxaqueca e outros tipos de dores de cabeça, uma vez que podem estar ocorrendo processos similares de autodefesa do organismo.

O estudo foi apresentado neste domingo durante o congresso Experimental Biology 2012, que está acontece até quarta-feira, em San Diego, nos Estados Unidos.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.