18/02/2012

Uso do celular induz comportamento anti-social

Redação do Diário da Saúde

Egoísmo celular

Ao lado da internet, os telefones celulares são sempre citados como os responsáveis por uma nova era de conectividade, que coloca as pessoas em contato com as outras o tempo todo.

Pois então prepare-se para se espantar com os resultados do estudo realizado por Ajay Abraham e sua equipe da Universidade de Maryland (EUA).

Em seu trabalho "O Efeito do Uso do Telefone Celular sobre o Comportamento Pró-social", os cientistas descobriram que, na verdade, usar o celular torna as pessoas menos voltadas para a sociabilidade.

Comportamento pró-social

Comportamento pró-social é a ação intencionalmente voltada para beneficiar outra pessoa, ou a sociedade como um todo.

Ocorre que, depois de um curto período usando o celular, as pessoas se mostram menos inclinadas a atuar como voluntárias em serviços comunitários quando isso lhes é pedido.

Os usuários de telefones celulares também se mostraram menos persistentes na solução de problemas simples, mesmo quando lhes foi dito que suas respostas seriam recompensadas na forma de doações para uma instituição de caridade.

O menor foco no outro manteve-se também quando os pesquisadores pediam simplesmente para os usuários fazerem um desenho de seu celular e pensar em formas de usá-lo.

A comparação foi feita, sempre nas mesmas condições, com pessoas que não haviam usado o celular pouco antes, e envolveu estudantes, homens e mulheres, na faixa dos 20 anos de idade.

Culpa do celular

"Dada a disseminação dos telefones celulares, isto pode ter largas implicações sociais," disse Rosellina Ferraro, coautora do estudo.

"O telefone celular evoca diretamente sensações de conectividade com os outros, dessa forma preenchendo a necessidade humana de pertencimento," afirmam os pesquisadores.

Isto reduz o desejo das pessoas em se conectar com outros, principalmente desconhecidos, ou se engajar em comportamentos pró-sociais ou empáticos.

Para confirmar que isto se devia especificamente ao telefone celular, os pesquisadores repetiram o estudo com usuários de redes sociais, onde a sociabilidade se manteve nos níveis do grupo de controle.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.